PT
BR
Pesquisar
Definições



cravo-cabecinha

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cravo-cabecinhacravo-cabecinha
( cra·vo·-ca·be·ci·nha

cra·vo·-ca·be·ci·nha

)


nome masculino

Botão da flor do craveiro-da-índia, usado como especiaria depois de seco. = CRAVINHO, CRAVO-DA-ÍNDIA, CRAVO-DE-CABECINHA, GIROFLE

vistoPlural: cravos-cabecinha ou cravos-cabecinhas.
etimologiaOrigem etimológica:cravo + cabecinha.
iconPlural: cravos-cabecinha ou cravos-cabecinhas.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).