Significado de cravarem-se-tos

    A forma cravarem-se-tospode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de cravarcravar] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de cravarcravar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cravarcravar
    ( cra·var

    cra·var

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Fazer entrar ou entrar com força ou profundidade (ex.: cravou a seta no centro do alvo; o estilhaço cravou-se na carne). = ENCRAVAR, ENTERRAR

    verbo transitivo

    2. Fixar com cravos ou pregos.

    3. [Figurado] [Figurado] Olhar fixamente para. = FITAR, FIXAR

    4. Inserir e fixar pedras preciosas (ex.: cravar pedraria). = ENCASTOAR, ENCRAVAR, ENGASTAR

    5. [Portugal, Informal] [Portugal, Informal] Pedir algo emprestado, geralmente sem intenção de devolver; obter gratuitamente (ex.: cravar dinheiro; cravar um almoço). [Equivalente no português do Brasil: filar.]

    verbo pronominal

    6. Fixar-se e não largar. = AGARRAR-SE, PRENDER-SE, SEGURAR-SE

    etimologiaOrigem:latim clavo, -are.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "cravarem-se-tos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    cravejado | adj.

    Adornado com (objetos cravados)....


    encastoado | adj.

    Engastado; cravado (pedras preciosas ou suas imitações)....


    subclávio | adj.

    Que está debaixo de cada uma das clavículas (ex.: músculo subclávio)....


    Que causa obstrução dos poros, provocando pontos negros (ex.: creme não comedogénico)....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "cravarem-se-tos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Desde sempre tive muita dificuldade em escrever palavras que têm -ss-, -ç-, -s- e -c-; nunca sei quando é que utilizo cada um deles.