PT
BR
Pesquisar
Definições



crache

A forma crachepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de cracharcrachar], [terceira pessoa singular do imperativo de cracharcrachar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de cracharcrachar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
crachecrache
( cra·che

cra·che

)


nome masculino

1. [Economia] [Economia] Descida súbita e generalizada do preço das acções em bolsa (ex.: sobreviveu a mais um crache bolsista). = CRAQUE

2. [Economia] [Economia] Ruína financeira. = BANCARROTA, CRAQUE, FALÊNCIA

3. [Informática] [Informática] Falha no funcionamento de um programa ou de um computador. = ESTOURO

etimologiaOrigem etimológica: inglês crash.
cracharcrachar
( cra·char

cra·char

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

[Informal] [Informal] [Informática] [Informática] Causar ou sofrer uma falha de funcionamento. = ESTOURAR

etimologiaOrigem etimológica: inglês crash, choque, colisão + -ar.
crachecrache

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Pode-se utilizar a seguinte forma do particípio passado: tinha sido pago ou tinha pago?
Sobre este assunto, por favor consulte a resposta impresso/imprimido, morto/morrido/matado.

Acrescente-se ao que é dito nessa resposta que no exemplo tinha sido pago está presente a forma da 3.ª pessoa do singular da voz passiva do verbo pagar no mais-que-perfeito composto do indicativo (ex.: a conta já tinha sido paga), sendo este um tempo composto construído com o verbo auxiliar ser no mais-que-perfeito composto do indicativo (tinha sido) e a forma do particípio do verbo principal (pago). No exemplo tinha pago está presente a forma da 3.ª pessoa do singular da voz activa do verbo pagar no mais-que-perfeito composto do indicativo (ex.: ele já tinha pago a conta), tempo composto construído com o verbo auxiliar ter no imperfeito do indicativo (tinha) e a forma do particípio do verbo principal (pago).