Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

craque

craquecraque | interj.
craquecraque | n. m. | n. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cra·que cra·que 2


(origem onomatopaica)
interjeição

Voz imitativa de um objecto que estala ou que cai.


cra·que cra·que 1


(inglês crack)
nome masculino

1. [Economia]   [Economia]  Derrocada financeira. = BANCARROTA, CRACHE, FALÊNCIA

2. [Economia]   [Economia]  Baixa geral em títulos cotados em bolsa. = CRACHE

3. [Química]   [Química]  Estupefaciente obtido a partir de cocaína, bicarbonato de sódio e outras substâncias químicas.

4. [Informática]   [Informática]  Programa que permite quebrar o sistema de segurança de uma aplicação.

nome de dois géneros

5. [Desporto]   [Esporte]  Desportista que se destaca pelo seu desempenho e pelas suas qualidades superiores. = ÁS

6. [Informal]   [Informal]  Pessoa que se distingue em determinada função, área profissional ou ramo do saber. = ÁS, BARRA, CRÂNIO

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Pedia-se ao craque brasileiro, jogador feito e internacional, uma maior contenção nas palavras e um filtro muito...

Em O INDEFECTÍVEL

...começar por Cristiano Ronaldo, eu diria como alguém tempos atrás disse referindo-se a um craque português: Ronaldo è finito!!

Em Dragaoatento

...que abriu um sorriso e levantou as mãos em celebração ao ver que o craque brasileiro estava ali, conforme mostrou um vídeo divulgado pela organização da MotoGP..

Em Caderno B

Era preciso que esse craque do Matheus Nunes não fugisse para a selecção brasileira

Em Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português

...a certeza de que este foi o primeiro de muitos momentos de classe do craque brasileiro..

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No vosso sítio da Internet, no dicionário on-line aparece o "S.M." em todas as pesquisas. Mas que quer dizer o S.M.? Segundo o vosso dicionário é uma abreviatura! Mas que quê? De “Sua Majestade” não me parece!
A abreviatura s. m. é redução de substantivo masculino e corresponde à classificação morfológica da palavra pesquisada (a par de muitas como s. f., substantivo feminino, ou adj., adjectivo, por exemplo).

Quando o utilizador faz uma pesquisa (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), surge como resultado um conjunto de palavras, a respectiva classificação abreviada e o início da definição. Quando o utilizador consulta o significado de uma palavra (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), se passar com o cursor do rato por cima de qualquer a abreviatura, aparece a sua extensão, para facilitar a consulta.

Poderá ainda consultar as abreviaturas utilizadas no dicionário na secção Abreviaturas, a que pode aceder clicando no quarto separador na barra cinzenta clara ao alto da página (a seguir a Página Principal | Sobre o dicionário | Como consultar).




Como se deve escrever o nome desta localidade algarvia: Estói ou Estoi? O novo acordo ortográfico altera a escrita desta palavra?
Estói é a grafia registada no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Coimbra Editora, 1966), obra que é tomada como referência principal em questões de ortografia portuguesa de norma europeia. Por outro lado, José Pedro Machado, outra grande referência para a ortografia portuguesa, no seu Grande Vocabulário da Língua Portuguesa (Lisboa: Âncora Editora, 2001) e no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (Lisboa: Livros Horizonte, 2003) regista a grafia Estoi, aparentemente corrigindo Rebelo Gonçalves, cujas opções respeita as mais das vezes.

Para facilitar a resposta a esta questão, pode dizer-se que a Lei n.º 32/2005, de 28 de Janeiro, alterou a denominação oficial da povoação e a freguesia de Estói, que passou a denominar-se Estoi. Esta era uma pretensão de alguns dos seus naturais e habitantes, uma vez que estes pronunciam o ditongo -oi- fechado (ôi) e não aberto (ói).

O Acordo Ortográfico de 1990 nada altera na grafia deste topónimo.

pub

Palavra do dia

ber·bi·ca·cho ber·bi·ca·cho


(origem duvidosa)
nome masculino

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Coisa ou situação complexa, difícil (ex.: mas que grande berbicacho; ainda há uns berbicachos para resolver). = BARBICACHO, EMPECILHO, PROBLEMA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/craque [consultado em 04-12-2021]