Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

coronavírus

coronavíruscoronavírus | n. m. 2 núm.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

co·ro·na·ví·rus co·ro·na·ví·rus


(latim corona, -ae, coroa + vírus)
nome masculino de dois números

[Biologia, Medicina]   [Biologia, Medicina]  Designação dada a vários vírus com ARN como material genético, cuja forma lembra a de uma coroa, que são causa comum de infecções respiratórias leves a moderadas, mas também da pneumonia atípica grave.

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Depois de 71 dias, a média de mortes pela doença do coronavírus de 2019 voltou a apresentar tendência de mortes no Brasil..

Em Vida Global

De 21 a 29 de Abril foram notificados 95 novos casos de Coronavírus em Santiago..

Em www.rafaelnemitz.com

"A presente medida objetiva estimular a economia, afetada pela pandemia provocada pelo coronavírus , com a finalidade de assegurar os níveis de

Em Caderno B

...apresentam maior risco individual de hospitalização e óbito) são aquelas não vacinadas contra o coronavírus , aquelas com doenças

Em www.rafaelnemitz.com

...Canadá, em quarentena, anunciava um plano de restrições severas para combater a disseminação do coronavirus ..

Em Provas de Contacto
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




Como eu escrevo bem-aventurado? A nova regra ortográfica mantém o hífen? Como se escreve?
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, não há nenhuma alteração à grafia de compostos com bem- e mal-, pelo que deverá continuar a escrever bem-aventurado. Poderá verificar esta indicação, comparando o ponto 4.º da base XV do Acordo Ortográfico de 1990 com os pontos 10.º e 12.º da base XXIX do Acordo Ortográfico de 1945, para o português europeu, ou com o a secção XIV, ponto 46., 5.º, alíneas f) e g) do Formulário Ortográfico de 1943, para o português do Brasil.

pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/coronav%C3%ADrus [consultado em 17-05-2022]