Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

coronários

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

co·ro·ná·ri·o co·ro·ná·ri·o


(latim coronarius, -a, -um, de que se fazem coroas, em forma de coroa)
adjectivo
adjetivo

1. Que representa a curvatura da coroa.

2. Com feitio de coroa.

3. [Figurado]   [Figurado]  Flexuoso.

4. [Anatomia]   [Anatomia]  Diz-se das artérias que cingem o coração e das veias correspondentes.

5. [Anatomia, Medicina]   [Anatomia, Medicina]  Relativo às artérias coronárias (ex.: doença coronária). = CORONARIANO

6. [Veterinária]   [Veterinária]  Diz-se de um osso situado na coroa do pé.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "coronários" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...veredicto chegou sob a forma de um cruel sintagma – “elevada probabilidade de eventos coronários ”..

Em O INDEFECTÍVEL

...À DEPRESSÃO , QUE SABEMOS CONSTITUIREM FATORES DE RISCO IMPORTANTE NO DESENCADEAR DE SINDROMAS CORONÀRIOS AGUDOS ..

Em Reencontros

570 municípios brasileiros, para discutir o Coronários ..

Em Caderno B

Empresa com vasto conhecimento na área dos desfibriladores procura doentes coronários para reforçar o seu quadro de pessoal no departamento de produtos com defeito..

Em estupidoaluga-se.blogs.sapo.pt

...(ovários, testículos, ossos, nodos linfáticos, epiderme, revestimento do colo do útero, tubos bronquiais, vasos coronários , etc..

Em as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


No vosso sítio da Internet, no dicionário on-line aparece o "S.M." em todas as pesquisas. Mas que quer dizer o S.M.? Segundo o vosso dicionário é uma abreviatura! Mas que quê? De “Sua Majestade” não me parece!
A abreviatura s. m. é redução de substantivo masculino e corresponde à classificação morfológica da palavra pesquisada (a par de muitas como s. f., substantivo feminino, ou adj., adjectivo, por exemplo).

Quando o utilizador faz uma pesquisa (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), surge como resultado um conjunto de palavras, a respectiva classificação abreviada e o início da definição. Quando o utilizador consulta o significado de uma palavra (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), se passar com o cursor do rato por cima de qualquer a abreviatura, aparece a sua extensão, para facilitar a consulta.

Poderá ainda consultar as abreviaturas utilizadas no dicionário na secção Abreviaturas, a que pode aceder clicando no quarto separador na barra cinzenta clara ao alto da página (a seguir a Página Principal | Sobre o dicionário | Como consultar).




Diz-se "vendem-se casas" ou "vende-se casas"?
Do ponto de vista exclusivamente linguístico, nenhuma das duas expressões pode ser considerada incorrecta.

Na frase Vendem-se casas, o sujeito é casas e o verbo, seguido de um pronome se apassivante, concorda com o sujeito. Esta frase é equivalente a casas são vendidas.

Na frase Vende-se casas, o sujeito indeterminado está representado pelo pronome pessoal se, com o qual o verbo concorda. Esta frase é equivalente a alguém vende casas.

Esta segunda estrutura está correcta e é equivalente a outras estruturas muito frequentes na língua com um sujeito indeterminado (ex.: não se come mal naquele restaurante; trabalhou-se pouco esta semana), apesar de ser desaconselhada por alguns gramáticos, sem contudo haver argumentos sólidos para tal condenação. Veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso CUNHA e Lindley CINTRA [Edições Sá da Costa, 1984, 14ª ed., pp. 308-309], onde se pode ler “Em frases do tipo: Vendem-se casas. Compram-se móveis. considera-se casas e móveis os sujeitos das formas verbais vendem e compram, razão por que na linguagem cuidada se evita deixar o verbo no singular”.

pub

Palavra do dia

ber·bi·ca·cho ber·bi·ca·cho


(origem duvidosa)
nome masculino

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Coisa ou situação complexa, difícil (ex.: mas que grande berbicacho; ainda há uns berbicachos para resolver). = BARBICACHO, EMPECILHO, PROBLEMA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/coron%C3%A1rios [consultado em 04-12-2021]