Significado de contacta-se-mas

    A forma contacta-se-maspode ser [segunda pessoa singular do imperativo de contactarcontatar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de contactarcontatar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    contactarcontatar
    |ct|
    ( con·tac·tar

    con·ta·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    1. Ter contacto.

    verbo pronominal

    2. Pôr em contacto.

    etimologiaOrigem:contacto + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    grafiaGrafia no Brasil:contatar.
    grafiaGrafia no Brasil:contatar.
    grafiaGrafia em Portugal:contactar.
    grafiaGrafia em Portugal:contactar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "contacta-se-mas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    comparado | adj.

    Confrontado; parecido; semelhante....


    junto | adj. | adv.

    Que se juntou; que está em contacto físico com (ex.: tinha de ter as mãos juntas para o jogo)....


    Que se inflama espontaneamente ao contacto do ar....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "contacta-se-mas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Actualmente, é mais correcto escrever-se num texto em português:
      toilette (estrangeirismo), toilete ou tualete?


      Com relação à conjugação do verbo adequar e às explicações que vocês forneceram para uma consulta enviada, quero registrar que estranha-me o fato de vocês terminarem a explicação dizendo "..., como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade."
      Seguramente, se formos considerar tudo o que hoje é uma hipótese, já como realidade ouviremos inúmeros "a nível de Brasil", "houveram muitos problemas", "menas pessoas", "há dez anos atrás", "fazem muitos anos que não a vejo", etc.
      Entendo que, a partir daí, as regras gramaticais não farão mais nenhum sentido na nossa língua portuguesa.
      Sem contar que na conjugação desse mesmo verbo, no Pretérito Perfeito do Indicativo, vocês acentuaram a primeira pessoa do plural, regra de acentuação que desconheço e que, se vocês observarem, também não consta do Houaiss.
      Permita-me uma segunda observação: a resposta para essa pesquisa vocês consultaram Rebelo Gonçalves, no Vocabulário da Língua Portuguesa, datado de 1966. A última reforma ortográfica data, se não me engano, de 1973, portanto muito tempo depois.