PT
BR
Pesquisar
Definições



consequência

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
consequênciaconseqüênciaconsequência
|qüen| |qüen| |qüen|
( con·se·quên·ci·a

con·se·qüên·ci·a

con·se·quên·ci·a

)


nome feminino

1. Resultado natural, provável ou forçoso, de um facto.

2. Dedução tirada por meio de raciocínio de um princípio ou de um facto.

3. Conclusão dimanada das premissas.

4. [Figurado] [Figurado] Importância, alcance.


em consequência de

Por causa de.

por consequência

Portanto; por isso.

grafiaGrafia no Brasil:conseqüência.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:consequência.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: conseqüência.
grafiaGrafia em Portugal:consequência.
consequênciaconsequência

Auxiliares de tradução

Traduzir "consequência" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.