PT
BR
Pesquisar
Definições



concussão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
concussãoconcussão
( con·cus·são

con·cus·são

)


nome feminino

1. Comoção violenta. = CHOQUE, ABALO

2. Grande abalo.

3. Choque ou pancada violenta.

4. [Medicina] [Medicina] Efeito ou conjunto de efeitos decorrentes de uma pancada violenta (ex.: concussão cerebral; concussão dentária; concussão desportiva; concussão medular).

5. Extorsão cometida por empregado público no exercício das suas funções. = PECULATO

etimologiaOrigem etimológica:latim concussio, -onis, agitação, abalo, extorsão, opressão.

Auxiliares de tradução

Traduzir "concussão" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



As palavras segmentos e seguimentos têm o mesmo significado? Ambas podem ser empregadas na seguinte frase: ... em cooperação com outros seguimentos [ou segmentos?], tais como órgãos públicos, universidades?
As palavras segmentos e seguimentos (que se pronunciam de modo semelhante no português do Brasil, mas não no de Portugal) não são sinónimas, ou seja, não têm o mesmo significado, como pode verificar seguindo as respectivas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Como tal, na frase que refere, a palavra que deve ser usada é segmentos, designando “sectores” (...em cooperação com outros segmentos, tais como órgãos públicos, universidades).



Como é correcto? Junta de Freguesia do Samouco ou Junta de Freguesia de Samouco?
A utilização do topónimo Samouco com o artigo definido (ex.: Junta de Freguesia do Samouco) parece ser bastante mais frequente do que a sua utilização sem artigo (ex.: Junta de Freguesia de Samouco), a avaliar por pesquisas em corpora e motores de busca da Internet, o que se poderá explicar pelo facto de o topónimo ter origem no nome comum samouco.