Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

concreção

concreçãoconcreção | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·cre·ção con·cre·ção


(latim concretio, -onis, agregação, condensação, reunião, matéria, materialidade)
nome feminino

1. Acção de tornar ou tornar-se concreto.

2. Processo para tornar mais sólido. = ESPESSAMENTO, SOLIDIFICAÇÃO

3. Reunião de partes ou de partículas formando um corpo sólido.

4. [Geologia]   [Geologia]  Massa rochosa que resulta da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água e se forma geralmente em grutas ou locais afins.

5. [Medicina]   [Medicina]  Agregação sólida que se forma em certos tecidos ou órgãos (ex.: concreções biliares).

6. [Medicina]   [Medicina]  Formação anormal de um osso.

7. [Psicologia]   [Psicologia]  Imagem ou representação complexa que se forma pela reunião de imagens ou de elementos simples.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "concreção" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...que se nota, mais uma vez, é o emprego de violência psíquica de real concreção a risco de vida de pessoa, em pseudoliberdade de expressão, cujo exercício não se...

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...prática de ações - por vezes negligenciadas pela Administração Pública - que visem à concreção dos

Em Blog do Paulo Noel

...e um bezoar amarrado em uma faixa de prata (um bezoar é uma pequena concreção pedregosa que pode se formar nos estômagos de certos animais;;

Em confrariadearton.blogspot.com

...espaço preenchido, pontiaguda como se transparência cristalina dos céus harmónicos, espessa, côncava de rectas concreção , ar retirado ao tremor último da carne viva, pedra não-pedra que em pilar's...

Em Geopedrados

...manipuladora , ao “encaminhar” a pessoa, sub-repticiamente, para a submissão a um plano cuja concreção é atentatória da liberdade da pessoa “como fim”..

Em De Rerum Natura
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual o feminino de luarento?
O adjectivo luarento é regular, pelo que o feminino se forma retirando o morfema -o do masculino e acrescentando o morfema -a do feminino (ex.: noite luarenta).



Como dizer correctamente: ...a área que mais lhe fascina ou ... a área que mais a fascina?
O verbo fascinar é tradicionalmente registado nos dicionários como transitivo directo, isto é, como um verbo que selecciona um complemento nominal obrigatório que não é introduzido por uma preposição (ex.: esta área fascinou o aluno), não sendo consideradas aceitáveis construções com um complemento indirecto, isto é, um complemento nominal obrigatório introduzido por uma preposição (ex.: *esta área fascinou ao aluno; o asterisco indica agramaticalidade). Quando há pronominalização dos complementos de terceira pessoa, o complemento directo corresponde aos pronomes pessoais o, a os, as e o complemento indirecto aos pronomes pessoais lhe, lhes. Assim, relativamente aos exemplos acima referidos, a pronominalização do complemento directo da frase esta área fascinou o aluno deve ser feita com o pronome o (esta área fascinou-o), pois trata-se de um complemento directo, e não com o pronome lhe (*esta área fascinou-lhe).

Em relação às frases apontadas na dúvida colocada, o caso é o mesmo. Deverá ser usada a construção a área que mais a fascina (equivalente a a área que mais fascina alguém) e não a construção *a área que mais lhe fascina (equivalente a *a área que mais fascina a alguém).

pub

Palavra do dia

ge·lo·to·lo·gi·a ge·lo·to·lo·gi·a


(grego gélôs, -ôtos, riso + -logia)
nome feminino

Estudo fisiológico do riso.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/concre%C3%A7%C3%A3o [consultado em 18-01-2022]