Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

cochilar

cochilarcochilar | v. intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

co·chi·lar co·chi·lar

- ConjugarConjugar

(origem duvidosa)
verbo intransitivo

1. [Brasil]   [Brasil]  Cabecear com sono. = ESCADELECER, TOSCANEJAR

2. [Brasil]   [Brasil]  Dormir pouco tempo ou com um sono leve. = DORMITAR

3. [Brasil, Figurado]   [Brasil, Figurado]  Errar por descuido ou distracção. = CINCAR, DISTRAIR-SE

4. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Perder ou deixar passar uma oportunidade. = BOBEAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "cochilar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

cochilar enquanto observava dois estrangeiros conversando sobre, bem, alguma coisa..

Em confrariadearton.blogspot.com

cochilar quem sabe..

Em Memoria recente e antiga

...Quando os outros chegavam, ficavam felizes com o que viam e os barraqueiros podiam cochilar ali mesmo..

Em Carta da It

Novamente tentei cochilar , mas meu cérebro me traiu..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Foto; Marcos Maluf--Campo Grande News Um condutor capotou veículo Toyota Corolla no final da manhã desta sexta-feira na rodovia MS-040, entre os municípios de Santa Rita do Pardo e Campo Grande. O carro foi encontrado capotado às margens da pista. O condutor disse que cochilou ao volante e quando acordou não conseguiu …

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Na frase «O sentinela era um jovem soldado sem nome.» está correctamente aplicado o artigo definido masculino singular «O», ou deverá antes aplicar-se o artigo definido feminino «A» precedendo o nome «sentinela»? Em diferentes textos, surgem as duas diferentes formas, o que me levou a aperceber-me de uma vacilação de género; qual a preferível? E em relação a «ordenança» (enquanto soldado)?
A palavra sentinela designa, numa das suas acepções, o soldado ou, em contextos civis, a pessoa encarregada de efectuar a vigilância. Apesar de poder designar uma pessoa de sexo masculino, esta palavra surge nos dicionários como substantivo sobrecomum, registada apenas com o género feminino, à semelhança de outras palavras como criança ou pessoa. Por este motivo, será aconselhável a frase "A sentinela era um jovem soldado sem nome."

Apesar de o caso de ordenança poder parecer semelhante, o registo em dicionários confere-lhe habitualmente classificação lexical de substantivo de dois géneros, o que faz com que seja possível "O ordenança era um jovem soldado sem nome."

Esta questão varia consoante algumas especificidades lexicais de cada palavra, mas também consoante as actualizações lexicográficas feitas pelos dicionários a partir dos usos linguísticos ou de alterações sociais, culturais ou tecnológicas. O caso é porventura um pouco diferente, mas veja-se, a título de exemplo, a palavra segurança, que passou a ter, nas últimas décadas, uma acepção de substantivo de dois géneros.




Qual o plural de matéria-prima? Matérias-primas?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 189), quando uma palavra hifenizada é composta por um substantivo e um adjectivo, como é o caso de matéria-prima, ambos os elementos da palavra flexionam em número, mantendo-se a concordância entre eles. Assim, o plural de matéria-prima é matérias-primas, tal como o plural de amor-perfeito é amores-perfeitos e o de batata-doce é batatas-doces.
pub

Palavra do dia

ul·tra·con·ge·la·ção ul·tra·con·ge·la·ção


(ultra- + congelação)
nome feminino

Processo de congelação a uma temperatura muito baixa, geralmente inferior a 40 graus negativos, e num curto período de tempo, para melhor conservar características físicas e químicas (ex.: ultracongelação do pescado).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cochilar [consultado em 22-09-2021]