Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

chouriço

chouriçochouriço | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

chou·ri·ço chou·ri·ço


nome masculino

1. [Culinária]   [Culinária]  Enchido de carne de porco ou de sangue de porco, farinha, etc., com gorduras e temperos.Ver imagem

2. Rolo cheio de areia, de serradura ou de outro material para impedir que o vento e a chuva penetrem pela parte inferior das portas ou janelas.Ver imagem

3. Rolo de cabelo postiço com que certas mulheres alteiam o penteado.

4. Chinguiço.

5. [Informal]   [Informal]  Órgão sexual masculino. = PÉNIS


chouriço mouro
Enchido feito com vinho branco e sangue de porco.

encher chouriços
[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Falar ou fazer algo apenas com o propósito de preencher um período de espera. (Equivalente no português do Brasil: encher linguiça.)

[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Escrever ou falar de forma enfadonha e demorada sem abordar directamente o tema esperado. (Equivalente no português do Brasil: encher linguiça.)

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "chouriço" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...e muitos dos seus colegas “comentaristas”, talvez a maior parte, só debitam comentários para encher chouriços..

Em O INDEFECTÍVEL

...com garnolas e fruta, que me lembrei desta maravilhosa sugestão de umas moreninhas de chouriço que serão certamente muito bem vindas ainda quentinhas!!

Em As minhas Receitas

coisa, uma rodela de chouriço ou o que houvesse disponível..

Em bettips

Um evento aberto a toda a população com castanha assada, pão c/ chouriço e caldo verde , numa organização

Em ARRONCHES EM NOTÍCIAS

Vai aos sábados à Associação da vila, joga as cartas, come o chouriço assado com os outros três carteadores, no máximo à

Em daniel abrunheiro
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A palavra pròpriamente continua a ser acentuada com acento grave? E visìvelmente?
Em 1973 foram eliminados da ortografia oficial portuguesa os acentos graves e circunflexos nas palavras derivadas com o sufixo -mente (ex.: praticamente, serodiamente, visivelmente) ou com os sufixos iniciados por z (ex.: pezinho, sozinho). Seguindo a hiperligação para o Acordo Ortográfico em vigor para a língua portuguesa de norma europeia, poderá consultar o Decreto-Lei n.º 32/73 na parte final do documento, após o texto do acordo de 1945.



É correcto dizer Explicações do 5º ao 12º anos?
A expressão a usar deverá ser preferencialmente explicações do 5.º ao 12.º ano.

Trata-se de uma expressão para indicar um intervalo que tem como limites o 5.º ano e o 12.º ano, em dois sintagmas nominais diferentes, com utilização da preposição de em correlação com a preposição a. A expressão será equivalente a explicações do 5.º ano ao 12.º ano, sem a elisão (usual para evitar repetição) da primeira referência a ano, pelo que, do ponto de vista lógico, não há motivo para colocar ano no plural, pois serão sempre dois sintagmas diferentes, um indicando o limite inicial e outro o limite final.

Esta dúvida surge provavelmente por analogia com outras construções em que há dois ou mais sintagmas nominais que desempenham exactamente a mesma função gramatical, nomeadamente estruturas de coordenação, copulativas (ex.: o 5.º e 6.º anos não tiveram aulas) ou disjuntivas (ex.: a ficha destina-se ao 5.º ou 6.º anos), em que os sintagmas nominais podem inclusivamente ser substituídos por um único grupo nominal ou pronome (ex.: esses anos não tiveram aulas; a ficha destina-se a ambos os anos). O mesmo tipo de substituição não pode ser feito no exemplo referido na questão colocada, pois perder-se-ia a indicação dos limites.

pub

Palavra do dia

ve·nec·to·mi·a ve·nec·to·mi·a


(latim vena, -ae, veia + -ectomia)
nome feminino

[Medicina]   [Medicina]  Ressecção ou remoção de uma veia ou de um segmento de veia. = FLEBECTOMIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/chouri%C3%A7o [consultado em 25-01-2022]