PT
BR



    Significado de chifre-se-lhas

    A forma chifre-se-lhaspode ser [masculino singular de chavelhochavelho], [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de chifrarchifrar], [terceira pessoa singular do imperativo de chifrarchifrar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de chifrarchifrar].

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "chifre-se-lhas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    acabanado | adj.

    Que tem forma de cabana....


    combuco | adj.

    Diz-se das reses que têm os chifres curvos para baixo....


    cornialto | adj.

    Diz-se do touro cujos chifres se elevam mais do que é vulgar....


    corombó | adj. 2 g.

    Diz-se das reses que têm chifres pequenos ou partidos....


    cumbuco | adj.

    Cujas pontas (dos chifres) estão voltadas para dentro....




    Dúvidas linguísticas


    Na vossa página não compreendo a justificação para a resposta à dúvida 540: que se escreve multirriscos e não multi-riscos. Segundo o meu prontuário ortográfico, de 1990, os prefixos terminados em i são sempre separados com um hífen dos termos que começam por h, i, r e s . O prefixo multi- não é expressamente referido no prontuário. Qual a razão para nesse caso não se usar o hífen como nos demais referidos?


    Gostava de saber se a vossa ferramenta FLiP pode corrigir palavras com especificação de gênero, sugerindo palavras que não especificam gênero masculino ou feminino. Por exemplo, a correção de "menino" para "menine", para ser neutro.