PT
BR
Pesquisar
Definições



cerclagem

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cerclagemcerclagem
( cer·cla·gem

cer·cla·gem

)


nome feminino

[Medicina] [Medicina] União ou sustentação de uma estrutura anatómica através de ansa ou anel metálico (ex.: cerclagem da rótula; cerclagem do colo do útero).

etimologiaOrigem etimológica:francês cerclage, acção de cercar.


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual a forma correcta: 1) deve realçar-se que o tema... ou 2) deve-se realçar que o tema...
Para resposta à dúvida colocada, por favor consulte outra dúvida respondida sobre o mesmo assunto em posição dos clíticos em locuções verbais. Nos exemplos referidos, o verbo dever forma com o verbo realçar uma locução verbal e tem um comportamento que se aproxima do de um verbo auxiliar. Por este motivo, o clítico se poderá ser colocado depois do verbo principal (ex.: deve realçar-se), do qual depende semanticamente, ou a seguir ao verbo auxiliar (ex.: deve-se realçar). É de realçar que a posição mais consensual (e aconselhada por vários gramáticos) é a primeira, isto é, depois do verbo principal.



Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).