Significado de cegasse-se-mas

    A forma cegasse-se-maspode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de cegarcegar] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do conjuntivo de cegarcegar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    cegarcegar
    ( ce·gar

    ce·gar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    1. Tirar ou perder a visão; tornar ou ficar cego (ex.: foi um acidente que o cegou; com a evolução da diabetes, acabou por cegar). = ENCEGUEIRAR

    2. Tirar temporariamente ou perturbar a visão (ex.: os faróis cegaram o condutor: este sol cega). = ENCANDEAR, OFUSCAR

    3. [Figurado] [Figurado] Causar ou sofrer deslumbramento ou encantamento. = DESLUMBRAR, ENCANTAR, FASCINAR

    4. Tirar o fio ou gume a instrumentos cortantes. = EMBOTAR

    verbo transitivo, intransitivo e pronominal

    5. Tirar ou perder o bom senso, a calma ou a capacidade de raciocinar. = ALUCINAR, OBSTINAR, PERTURBAR

    verbo transitivo e pronominal

    6. Causar ou ser vítima de engano ou ilusão. = ENGANAR, ILUDIR

    7. Tornar ou ficar menos nítido ou menos vivo. = APAGAR, DESBOTAR, DESVANECER

    verbo transitivo

    8. Causar uma obstrução ou um entupimento (ex.: cegar a passagem). = BLOQUEAR, ENTULHAR, ENTUPIR, OBSTRUIR, OCLUIR, TAPAR ≠ DESBLOQUEAR, DESOBSTRUIR, DESTAPAR

    9. [Militar] [Militar] Tornar inútil uma arma ou sistema militar (ex.: cegar a artilharia).

    etimologiaOrigem:latim caeco, -are, cegar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: segar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "cegasse-se-mas" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    geco | n. m.

    Lagarto das regiões quentes, muito estridente....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "cegasse-se-mas" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Utilizo com frequência o vosso dicionário online; numa das últimas consultas que efectuei, pretendi o significado de colocásia; a informação obtida foi de "planta arácea"; ora ao tentar descobrir o que significa arácea, o dicionário não encontrou a palavra, o que me surpreendeu, pois esta é utilizada para definir a primeira.


      Sou utilizadora do vosso site, nomeadamente costumo utilizar o dicionário, mas tenho algumas dúvidas, dado que algumas palavras que pesquisei e que, tanto quanto me recordo, me foram ensinadas na escola como sendo escritas com dois "c", ex. toraccica, no vosso dicionário surgem apenas com um "c". Assim, solicito que me esclareçam qual o motivo desta diferença, nomeadamente se tem que ver com o acordo ortográfico celebrado com o Brasil. Então como devo ensinar o meu filho que está a aprender esta matéria na escola?
      Mais solicito que esclareçam se o dicionário é apenas de português de Portugal ou se inclui alguns termos em português do Brasil.