PT
BR
Pesquisar
Definições



cegonha

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
cegonhacegonha
|ô| |ô|
( ce·go·nha

ce·go·nha

)
Imagem

OrnitologiaOrnitologia

Designação comum a várias aves pernaltas, da família dos ciconiídeos, migratórias, cuja espécie mais conhecida, a cegonha branca, de asas negras, atinge mais de 1 metro de altura. (A cegonha grita ou glotera.)


nome feminino

1. [Ornitologia] [Ornitologia] Designação comum a várias aves pernaltas, da família dos ciconiídeos, migratórias, cuja espécie mais conhecida, a cegonha branca, de asas negras, atinge mais de 1 metro de altura. (A cegonha grita ou glotera.)Imagem

2. [Técnica] [Técnica] Engenho com que se tira água de poços ou ribeiras. = GAIVOTA

3. [Depreciativo] [Depreciativo] Pessoa alta, magra e feia.

4. [Brasil] [Brasil] Camião, dotado de uma carroçaria com um ou mais pisos e rampa de acesso, que faz o transporte de veículos automóveis (ex.: cegonha tomba e interdita pista).Imagem = CAMIÃO-CEGONHA, CEGONHEIRO

etimologiaOrigem etimológica:latim ciconia, -ae.

Auxiliares de tradução

Traduzir "cegonha" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como se pronuncia xenofobia? É xenofobia ou zenofobia?
O x- de xenofobia pronuncia-se ch, como na palavra chave, pois esta é a pronúncia em português para a letra X em início de palavra (ex.: xadrez, xenofobia, xisto, xô). São raros os casos em que a letra x se pronuncia [z] e estes casos correspondem a um contexto intervocálico em algumas palavras começadas por e- (ex.: exagerar, exemplo, existir, exótico, exuberante) ou nos seus derivados (ex.: coexistir, inexacto, preexistir, reexaminar, sobreexaltar [ou sobre-exaltar, segundo o Acordo Ortográfico de 1990 - ver Base XVI, 1.º, alínea b)]).



"Sê educado", o colega disse que estava errado. Gostaria de saber o correto.
A expressão “Sê educado” está correcta. A forma verbal é a segunda pessoa do singular do imperativo do verbo ser, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa e seleccionando a opção Conjugar. Veja-se o uso desse modo verbal imperativo nas seguintes frases:
1. Tu, sê educado!
2. Você, seja educado!
3. Nós, sejamos educados!
4. Vós, sede educados!
5. Vocês, sejam educados!