Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

carreira

carreiracarreira | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

car·rei·ra car·rei·ra


(latim *[via] carraria, via para carros)
nome feminino

1. Caminho de carro. = TRILHO

2. Caminho estreito, geralmente em terrenos plantados. = CARREIRO

3. Lugar por onde se pode correr.

4. Espaço de terreno percorrido (a correr).

5. Corrida.

6. Série de viagens periódicas regulares (em determinada direcção).

7. [Portugal]   [Portugal]  Veículo colectivo de transporte público.

8. Profissão ou percurso profissional.

9. Curso, percurso.

10. Sequência de coisas ou pessoas. = FILA, RENQUE

11. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Porção de droga em pó alinhada para ser aspirada pelo nariz (ex.: fez duas carreiras de coca com o cartão de crédito). [Equivalente no português de Portugal: linha.] = CARREIRINHA

12. [Náutica]   [Náutica]  Lugar onde se constroem embarcações ou onde se fazem reparações. = ESTALEIRO

13. [Brasil]   [Brasil]  Variedade de mangue.


às carreiras
Às corridas.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "carreira" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se alguma das seguintes frases está incorrecta: 1. O carro podê-lo-ia ter atropelado; 2. O carro poderia tê-lo atropelado.
Por favor, consulte uma dúvida muito semelhante em mesóclise e verbos auxiliares. Especificamente sobre este exemplo, deve dizer-se que o pronome pessoal átono (ou clítico) o é normalmente colocado em posição enclítica (isto é, depois do verbo) relativamente ao verbo principal (ex.: poderia atropelá-lo), do qual depende semanticamente. No caso da frase em análise, trata-se de um tempo composto, construído com o verbo auxiliar ter e o particípio passado do verbo atropelar, pelo que o pronome é colocado em posição enclítica relativamente ao verbo auxiliar (ex.: poderia tê-lo atropelado).
Esta é a posição mais consensual e menos polémica, mas há verbos, como poder, cujo comportamento se aproxima do de um verbo auxiliar e esse comportamento torna aceitável a posição enclítica relativamente a este verbo. Se se tratar do modo condicional ou do futuro do indicativo, o pronome terá de ser mesoclítico, isto é, deverá ocorrer no meio da forma verbal (ex.: podê-lo-ia atropelar, podê-lo-á atropelar). Se houver outro verbo auxiliar na locução verbal, como na frase em apreço, a mesóclise no verbo poder é também possível, embora de aceitação menos generalizada (ex.: podê-lo-ia ter atropelado).

Adicionalmente, e porque os clíticos correspondem a uma questão complexa, poderá pesquisar, na caixa de pesquisa das dúvidas linguísticas, o tópico clíticos ou o tópico pronomes.




Usa-se preposição depois de ante? Ex.: A música foi executada ante ao rei. ou A música foi executada ante o rei.
A palavra ante é uma preposição e, como regra geral, as preposições não ocorrem em posições adjacentes. Os casos excepcionais de acumulação de preposições dizem respeito a ocorrências de duas preposições que pertencem ao mesmo constituinte, mas não formam uma locução, antes mantêm cada uma o seu valor (ex.: deu uma corrida por entre as árvores; saiu de entre a folhagem; o pássaro vive em grupos de até 100 indivíduos; voava por sobre as nuvens; subiu até ao último degrau; fui injusto para com o miúdo). Esta combinação de preposições não é obrigatória (na maioria dos casos, poderia estar presente apenas uma das preposições), e é entendida como reforço ou ênfase. Apesar de utilizadas por muitos escritores consagrados, como Eça ou Camilo, estas construções são mesmo desaconselhadas ou consideradas erróneas por alguns autores.

A preposição ante não pertence, contudo, ao grupo de preposições que mais usualmente se combinam com outras (até a, com até, de até, de sob, de sobre, de entre, para com, para entre, para sob, para sobre, por entre, por sob, por sobre), pelo que será preferível a utilização de A música foi executada ante o rei em detrimento de A música foi executada ante ao rei.

pub

Palavra do dia

zur·va·da zur·va·da


(origem obscura)
nome feminino

[Portugal: Trás-os-Montes]   [Portugal: Trás-os-Montes]  Forte aguaceiro. = BÁTEGA, CHUVADA, ZERBADA, ZURBADA, ZURVANADA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/carreira [consultado em 26-02-2021]