Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

calmeirão

calmeirãocalmeirão | adj. n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

cal·mei·rão cal·mei·rão


(calma + -eiro + -ão)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

1. [Informal]   [Informal]  Que ou o que é muito calmo.

2. [Informal]   [Informal]  Que ou o que é muito preguiçoso. = INDOLENTE, MOLENGÃO

3. [Informal]   [Informal]  Diz-se de ou indivíduo corpulento, mas sem energia.

4. [Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Diz-se de ou indivíduo muito alto.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "calmeirão" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...subúrbios da grande Milão, enfiou no bolso dos calções o temível ponta-de-lança adversário, um calmeirão que dava pelo nome de Herbert Kilpin, também ele

Em O INDEFECTÍVEL

Jerry cresceu bem, para o alto e para o lado, tornou-se num calmeirão assustador e num magnífico cavaleiro e praticante de boxe..

Em O INDEFECTÍVEL

Um calmeirão careca digita

Em daniel abrunheiro

Com um banco de madeira, destruiu o joelho a um calmeirão que quis humilhá-lo..

Em daniel abrunheiro

...jogar na equipa da escola “Basket Llor Sant Boi” e, quando foi considerado um calmeirão habilidoso, foi encaminhado para o “UE Cornella” que era um clube de formação de...

Em O INDEFECTÍVEL
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




Qual o significado da palavra ântuma?
A palavra ântuma corresponde ao feminino singular do adjectivo ântumo. Este adjectivo não se encontra registado em nenhuma das obras de referência por nós consultadas e corresponde a uma formação por analogia com o adjectivo póstumo, com substituição da parte inicial da palavra (tomando erradamente post- por um prefixo latino, substituído por ante-).
Uma pesquisa em corpora e motores de busca da Internet revela que a palavra tem algumas ocorrências, sobretudo para designar algo que se verifica antes da morte de alguém, opondo-se por isso a algo póstumo (ex.: apenas um livro faz parte da sua obra ântuma, sendo todos os outros póstumos).

pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/calmeir%C3%A3o [consultado em 17-05-2022]