PT
BR
Pesquisar
Definições



burguesias

A forma burguesiasé [feminino plural de burguesiaburguesia].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
burguesiaburguesia
( bur·gue·si·a

bur·gue·si·a

)


nome feminino

1. [História] [História] Classe social que se desenvolve nos burgos medievais europeus, constituída essencialmente por comerciantes, artesãos e outros que não dependiam de um senhor feudal, que adquire poder através do enriquecimento comercial.

2. Classe social dominante no regime capitalista, porque os seus membros possuem os meios de produção, por oposição à classe trabalhadora.

3. Categoria social que compreende os que não exercem profissão manual e usufruem rendimentos ou vencimentos considerados relativamente médios ou elevados; classe média.

4. Qualidade do que é burguês.

5. Conjunto dos burgueses.

etimologiaOrigem etimológica:burguês + -ia.

Auxiliares de tradução

Traduzir "burguesias" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Numa frase: o fulano leva-nos o dinheiro todo. Eu quero abreviar: o fulano leva-no-lo todo. Será correcto?
Como poderá constatar na Gramática do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, na secção Pronomes, o pronome clítico de complemento directo de terceira pessoa masculino é o, sendo que, quando é antecedido de uma forma verbal ou de outro clítico terminado em s, se lhe acrescenta um l (ex.: leva-nos o dinheiro = leva-no-lo; comprou-vos o terreno = comprou-vo-lo; chamámos o professor = chamámo-lo). A mesma regra se aplica, obviamente, em caso de flexão do pronome clítico em questão (ex.: leva-nos as malas = leva-no-las; comprou-vos a casa = comprou-vo-la; chamámos os professores = chamámo-los).



Gostaria de saber quando usamos a muito tempo e quando usamos há muito tempo.
Para exprimir o tempo decorrido, deverá usar sempre a construção com o verbo haver, isto é, há muito tempo. A expressão a muito tempo só é usada correctamente em contextos muito específicos em que a preposição a é seleccionada por outra palavra mas não há intenção de exprimir o tempo que já passou (ex.: Isso corresponde a muito tempo e não posso esperar; Dez dias para mim são equivalentes a muito tempo).