PT
BR
Pesquisar
Definições



burguesia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
burguesiaburguesia
( bur·gue·si·a

bur·gue·si·a

)


nome feminino

1. [História] [História] Classe social que se desenvolve nos burgos medievais europeus, constituída essencialmente por comerciantes, artesãos e outros que não dependiam de um senhor feudal, que adquire poder através do enriquecimento comercial.

2. Classe social dominante no regime capitalista, porque os seus membros possuem os meios de produção, por oposição à classe trabalhadora.

3. Categoria social que compreende os que não exercem profissão manual e usufruem rendimentos ou vencimentos considerados relativamente médios ou elevados; classe média.

4. Qualidade do que é burguês.

5. Conjunto dos burgueses.

etimologiaOrigem etimológica:burguês + -ia.

Auxiliares de tradução

Traduzir "burguesia" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a frase correcta: Para puderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem? ou Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem?
As formas poderem e puderem são duas formas verbais parónimas com alternância vocálica que correspondem a dois tempos verbais diferentes. Poderem (lê-se /pudêrem/) é a forma da terceira pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para exprimir uma acção ou processo, mas sem expressar o tempo ou o momento específico (ex.: O facto de poderem optar dá-lhes grande liberdade. Enviou uma fotografia para os avós poderem ver a neta). Puderem (lê-se /pudérem/) é a forma da terceira pessoa do plural do futuro do conjuntivo do verbo poder; este tempo verbal utiliza-se para apresentar uma acção futura como possível ou hipotética, geralmente em orações subordinadas (ex.: Eles irão ao cinema se puderem). Tendo em conta o exposto, a frase correcta é Para poderem educar os seus descendentes, os pais deviam conduzir-se bem.
O corrector sintáctico do FLiP alerta, entre outras coisas, para estas relações de paronímia.




Praxe deve ler-se: "praCHe" ou "praCSE"?
O xis da palavra praxe deverá ser lido como ch, como na palavra lixo.