PT
BR
Pesquisar
Definições



bom-dia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bom-diabom-dia
( bom·-di·a

bom·-di·a

)
Imagem

BotânicaBotânica

Planta ornamental (Mirabilis jalapa) da família das nictagináceas, nativa das regiões subtropicais americanas, que produz flores de variadas cores.


nome masculino

1. Cumprimento de chegada ou despedida que se faz a alguém de manhã (ex.: mas que bom-dia tão bem-disposto!).

bons-dias


nome masculino plural

2. [Botânica] [Botânica] Planta ornamental (Mirabilis jalapa) da família das nictagináceas, nativa das regiões subtropicais americanas, que produz flores de variadas cores.Imagem

vistoPlural: bons-dias.
etimologiaOrigem etimológica:bom + dia.
iconPlural: bons-dias.


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: na palavra quatro existe trema?
O Acordo Ortográfico de 1990 suprimiu o trema em palavras portuguesas ou aportuguesadas, conservando-se apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros.

O uso do trema no português do Brasil estava regulamentado pelo Formulário Ortográfico de 1943, que era o texto em vigor para a ortografia brasileira. Neste texto explicita-se que “Emprega-se o trema no u que se pronuncia depois de g ou q e seguido de e ou i: agüentar, argüição, eloqüente, tranqüilo, etc.”. Por este motivo, nunca se poderia empregar correctamente o trema antes de outra vogal como a ou o, mesmo porque nestes casos (ex.: quatro, quociente), o u é sempre lido e não havia necessidade de distinguir a pronúncia com um sinal diacrítico.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas ortográficas utilizando o corrector ortográfico para o português do Brasil que poderá testar em FLiP On-line, seleccionando a opção correspondente à bandeira brasileira.