PT
BR
Pesquisar
Definições



boa-praça

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
boa-praçaboa-praça
( bo·a·-pra·ça

bo·a·-pra·ça

)


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

[Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Que ou quem é boa pessoa, afável, generoso, digno de confiança, simpático, solidário.

vistoPlural: boas-praças.
etimologiaOrigem etimológica:boa, feminino de bom + praça.
iconPlural: boas-praças.


Dúvidas linguísticas



Devo escrever ele será analisado no terceiro dia ou ele será analisado ao terceiro dia?
Qualquer das duas frases é possível, visto que quer a preposição em (presente na contracção no) quer a preposição a (presente na contracção ao) se utilizam na expressão de valores temporais (ex.: viaja sempre em Agosto; estava a dois dias do casamento).



Gostava que me dessem a expressão latina, e utilizada em português, "per seculum e seculorum..." se possível. Não sei se está correcta na forma apresentada, poderão corrigi-la?
A expressão latina deverá ser per saecula saeculorum. Esta é uma locução adverbial, formada pela preposição per “por”, pelo substantivo neutro saeculum no acusativo plural e pelo mesmo substantivo saeculum no genitivo plural e pode ser traduzida literalmente como “pelos séculos dos séculos” e, menos literalmente, como “para todo o sempre”. Relativamente ao substantivo saeculum, é possível a grafia saeclum e ainda, menos correctas, as grafias seculum e seclum.