Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

bisavô

bisavôbisavô | n. m.
Será que queria dizer bisavó?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

bi·sa·vô bi·sa·vô


(bis- + avô)
nome masculino

Pai do avô ou da avó.

Feminino: bisavó. Plural: bisavôs.Feminino: bisavó. Plural: bisavôs.
Confrontar: bisavós.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "bisavô" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

No verão de 2019 fiz uma viagem pelo sul de Espanha, começando em Sevilha, passando por Málaga e acabando em Marbella. Um must see de Málaga é o Museu Picasso. Lá deparei-me com três autorretratos do pintor organizados por ordem cronológica. O primeiro era uma pintura clássica, detalhada e realista; o segundo tinha alguns…

Em Relances

Recordo, a esse respeito, o seu bisavô , António José Raposo que, em 1857, aos vinte anos, embarcou à aventura num...

Em :ILHAS

...uma palavra da língua russa que significa um cereal de inverno, que o seu bisavô negociava, ao qual o sufixo paterno foi adicionado..

Em Geopedrados

...via Diário as Beiras "No dia 22 de Março de 1922, José Rodrigues Quaresma, bisavô do actual gerente da Sapataria Quaresma, abriu um estabelecimento na Figueira para vender calçado...

Em Outra Margem

) O meu avô não degenerou, saiu ao ao bisavô Lukás, era hipnotizador e trabalhava em pequenos circos, e toda a cidade via no...

Em Deriva das Palavras
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é a diferença entre puseste-a e puseste-la? Já li ambas aplicadas e no entanto não sei qual é a diferença ou se alguma delas está incorrecta.
Ambas as expressões estão correctas, mas correspondem a formas verbais de pessoas gramaticais diferentes (tu/vós) do pretérito perfeito do indicativo, pelo que não podem ser aplicadas no mesmo contexto.

A forma puseste-a corresponde à segunda pessoa do singular (= tu puseste alguma coisa), enquanto a forma puseste-la corresponde à segunda pessoa do plural (= vós pusestes alguma coisa).

A construção *tu puseste-la (= *tu pusestes alguma coisa) é agramatical, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as formas verbais da segunda pessoa do singular e do plural do pretérito perfeito. Convém por isso ter presente que a segunda pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo não tem s final (tu puseste), ao contrário da 2ª pessoa do plural (vós pusestes).




Gostaria de saber qual destas frases não segue as regras gramaticais:
A. informei-o que o curso iria começar em Fevereiro.
B. por que razão vens tão tarde?
C. há a constatação de que a terra está a aquecer.
Nenhuma das três frases que refere pode ser considerada incorrecta ou agramatical, embora a estrutura da frase A, com a omissão da preposição de pertencente à estrutura do verbo informar (ex. informei-o [de] que o curso iria começar em Fevereiro), não seja consensualmente aceite e deva ser evitada em contextos formais ou num discurso mais cuidado.

Relativamente à frase B e às dúvidas que a distinção porque/por que possa suscitar, por favor consulte a resposta porque / por que, porquê /por quê.

pub

Palavra do dia

ter·gi·ver·sar ter·gi·ver·sar

- ConjugarConjugar

(latim tergiversor, -ari, voltar atrás)
verbo intransitivo

1. Voltar as costas (ex.: não é possível tergiversar frente às novas dificuldades).

2. Usar de evasivas, procurar rodeios, empregar subterfúgios (ex.: o réu tergiversou para ganhar tempo). = RODEAR

3. Demonstrar receio ou falta de segurança em tomada de decisão (ex.: tergiversou mas depois aceitou o convite). = HESITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bisav%C3%B4 [consultado em 24-05-2022]