Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

berrei

1ª pess. sing. pret. perf. ind. de berrarberrar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ber·rar ber·rar

- ConjugarConjugar

(berro + -ar)
verbo intransitivo

1. Soltar berros.

2. Falar alto.

3. Ralhar.

4. Emitir, um animal como a cabra, o elefante ou a vaca, a sua voz característica.

5. Cantar muito mal.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "berrei" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...Ainda agora aqui cheguei despido de tudo, sem nada abri os olhos e muito berrei sem perceber porque berrava Fecho os olhos por momentos décadas em minutos se passam...

Em Acbelix farto de hipocrisia

Olharam desconfiadas para mim, só perceberam que tinham mesmo que sair quando lhes berrei , Rua!!

Em Aliás

Depois quando o isolamento acabou, vim para casa e berrei as

Em Rock das Cadeias

berrei novamente – Agora só faltava o último largo também ter… 30 metros!!

Em Rocha podre e pedra dura

...e quando ele atendeu estiquei o braço pra fora, peguei na goela dele e berrei “me dá a minha página agora!!

Em Carta da It
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Inseri, no vosso corrector ortográfico, a palavra “desejante” que, há tempos, vi escrita, erradamente, em vez do adjectivo “desejoso”. Para surpresa minha, o citado corrector, no português de Portugal, não acusa o erro.
A palavra desejante, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, está averbada no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras e apresenta-se correctamente formada (através da aposição do sufixo -ante ao verbo desejar), daí a sua inclusão no léxico do corrector ortográfico do FLiP. O adjectivo desejante, cujo uso é bastante frequente (como se pode verificar através de pesquisas em corpora e motores de busca da Internet), partilha do significado do adjectivo desejoso (ex.: ela é uma pessoa desejosa de conhecimento = ela é uma pessoa desejante de conhecimento), apesar de este ser mais frequente e estar já consagrado pelo uso. Ambos resultam de processos regulares de derivação no português, pela junção, respectivamente, do sufixo -ante ao radical de um verbo e do sufixo -oso ao radical de um substantivo.



Frequentemente recebo cartas de empresas e de instituições com as seguintes frases tipo Somos a solicitar a V. Exa... e Somos a informar que... Pretendia saber se existe algum fundamento ou sentido na utilização do verbo ser em vez do verbo vir nestas frases. Também desejava saber se é correcto ao terminar uma carta, antes da assinatura, usar atenciosamente em vez de atentamente.
Em alguns contextos, o verbo ser pode ser sinónimo do verbo estar, apesar de actualmente esse não ser um uso corrente do verbo. Essa relação de sinonímia está patente nas expressões somos a solicitar e somos a informar, usadas sobretudo em documentos formais, nos quais se mantém o uso de fórmulas fixas, que poderão parecer algo desadequadas no português corrente.
O advérbio atenciosamente é sinónimo de atentamente, pelo que poderá ser usado como fórmula de despedida em correspondência.

pub

Palavra do dia

ar·tão ar·tão


(grego ártos, -ou, bolo ou pão de farinha de trigo)
nome masculino

[Pouco usado]   [Pouco usado]  Alimento feito de massa de farinha de cereais cozida num forno. = PÃO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/berrei [consultado em 16-10-2021]