Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

bainhar

bainharbainhar | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ba·i·nhar |a-i|ba·i·nhar |a-i|

- ConjugarConjugar

(bainha + -ar)
verbo transitivo

Fazer bainha em. = ABAINHAR, EMBAINHAR

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...água no fundão, bater a roupa das crianças, limpar o chiqueiro dos animais e bainhar a calça do

Em opoeteiro.blogs.sapo.cv
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Não encontro em dicionários a palavra discursante. Será aceitável como sinónimo de discursista ou discursador?
Apesar de não se encontrar em nenhum dicionário consultado, a palavra discursante está registada pelo menos em duas obras de referência, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, Lisboa, 2001) e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, mas apenas como adjectivo (ex.: O convidado discursante enganou-se) e não como substantivo (ex.: O discursante enganou-se). No entanto, a palavra discursante segue as regras de boa formação da língua portuguesa e não há motivo, a não ser a tradição lexicográfica, para não poder ser sinónimo de discursista e de discursador, seja como substantivo seja como adjectivo.



Gostaria de saber de onde vem a expressão modelo heurístico e também o seu significado.
A locução modelo heurístico é formada pelo substantivo modelo e pelo adjectivo heurístico que, por sua vez, nos remete para heurística, a cujas definições poderá aceder seguindo as hiperligações. Esta locução é frequentemente usada em muitas áreas do conhecimento, em geral para designar um conjunto de métodos e regras que prevê ou leva a uma descoberta ou à resolução de problemas, normalmente através de uma aproximação gradual. Do ponto de vista etimológico, heurístico e heurística têm origem no verbo grego heurísko "descobrir, encontrar", cuja forma heúreka "encontrei" (sendo a forma portuguesa heureca ou eureca) foi consagrada como exclamação usada quando se faz uma descoberta importante (tradicionalmente atribuída a Arquimedes ao descobrir um princípio da física).
pub

Palavra do dia

ce·ráu·ni·co ce·ráu·ni·co


(grego keraunós, -oû, raio + -ico)
adjectivo
adjetivo

[Meteorologia]   [Meteorologia]  Relativo a raios ou relâmpagos (ex.: actividade ceráunica; índice ceráunico; mapa ceráunico).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bainhar [consultado em 03-12-2022]