Significado de avocassem-vo-las

    A forma avocassem-vo-lasé [terceira pessoa plural do pretérito imperfeito do conjuntivo de avocaravocar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    avocaravocar
    ( a·vo·car

    a·vo·car

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Chamar a si. = ATRAIR

    2. Trazer à memória (ex.: avocava o passado). = EVOCAR, LEMBRAR, RECORDAR

    3. Desviar; deslocar.

    4. [Direito] [Direito] Ordenar (um juiz ou outra autoridade) que lhe seja submetida a causa instaurada em instância inferior ou de igual hierarquia.

    verbo transitivo e pronominal

    5. Atribuir a si mesmo (ex.: avocar a si direitos; avocou-se toda a responsabilidade). = ARROGAR-SE, ASSUMIR

    etimologiaOrigem:latim advoco, -are, chamar, convocar, tomar como defensor, invocar, recorrer a.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: evocar.

    Esta palavra no dicionário

    cédula | n. f.

    Papel representativo de moeda legal....


    assumir | v. tr. | v. pron.

    Tomar sobre si ou como seu....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "avocassem-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Procuro uma palavra que poderá significar "capacidade de difundir" a que chamei difusividade, termo que me advém do inglês difusivity. Não encontrei qualquer entrada no dicionário, nem nas perguntas frequentes.


      Quando digito "qüinqüênio" aparece como palavra não encontrada,corrigindo para "quinquénio". Como ela aparece no Aurélio e no Michaelis, pergunto a razão deste desencontro.