PT
BR
Pesquisar
Definições



avarie

A forma avariepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de avariaravariar], [terceira pessoa singular do imperativo de avariaravariar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de avariaravariar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
avariaravariar
( a·va·ri·ar

a·va·ri·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Causar avaria ou dano (ex.: o mau uso pode avariar o aparelho). = DANIFICAR, EMPANARCONSERTAR, DESEMPANAR, REPARAR


verbo intransitivo e pronominal

2. Sofrer avaria (ex.: ninguém esperava que o autocarro avariasse; parece que o computador se avariou). = DANIFICAR-SE

3. Ficar em estado de não servir ou de não poder ser consumido (ex.: o trigo avariou; o milho avariou-se). = CORROMPER-SE, DETERIORAR-SE, ESTRAGAR-SE


verbo intransitivo

4. [Informal] [Informal] Perder o uso pleno da razão ou das faculdades mentais; ficar louco (ex.: parece que ele avariou). = ENLOUQUECER, TRESLOUCAR

etimologiaOrigem etimológica:avaria + -ar.

avarieavarie

Auxiliares de tradução

Traduzir "avarie" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.



Quero saber a origem da palavra "ló".
A palavra , na acepção “lado de onde sopra o vento”, entrou para o português através do francês lof, que por sua vez tem origem nórdica, talvez do neerlandês loef. Na acepção “tecido fino”, é de origem desconhecida e na acepção “instrumento musical” é de origem chinesa.