Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

ataca

atacaataca | n. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de atacaratacar
2ª pess. sing. imp. de atacaratacar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·ta·ca a·ta·ca


nome feminino

1. Correia, corda (de apertar).

2. Cordão com que se amarra o calçado.Ver imagem = ATACADOR

3. [Artes gráficas]   [Artes gráficas]  Tira de couro ou pano destinada a manter o livro fechado. (Também se dá o nome de atilho.)


a·ta·car a·ta·car

- ConjugarConjugar

(origem controversa)
verbo transitivo

1. Dar ataques a.

2. Acometer.

3. Brigar com.

4. Impugnar.

5. Atar com atacador (ex.: ataquem bem os ténis).

6. Calçar com a vareta.

7. [Figurado]   [Figurado]  Encher.

verbo pronominal

8. Comer muito, encher-se, fartar-se.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "ataca" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Outro grupo ataca bares, cafés e restaurantes, enquanto um terceiro comando terrorista invade o teatro

Em Vida Global

...é uma praga que pode causar a desfolha total da lavoura e que também ataca as vagens, prejudicando o desenvolvimento e a produtividade da cultura

Em Caderno B

Foto: ESTADÃO CONTEÚDO Em seu discurso reconheceu a relevância de programas de transferência de renda e condenou o furo do teto de gastos. FOLHAPRESS O ex-juiz federal e ex-ministro Sergio Moro anunciou nesta quarta-feira (10) sua filiação ao Podemos, e, em um discurso com tom de candidato à Presidência, defendeu o legado…

Em Caderno B

...aplica uma "Pop-Up Powerbomb" no campeão direto para a lateral do ringue, continuando a atacá -lo até vários árbitros e os produtores Pat Buck e Shane Helms vierem para...

Em www.wrestling-noticias.com

Pinto da Costa faz balanço da época e ' ataca '..

Em Fora-de-jogo
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é a diferença entre as palavras benvindo e bem-vindo?
A palavra Benvindo (ou o feminino Benvinda) corresponde apenas a um nome próprio (ex.: o Benvindo já chegou a casa.). A palavra bem-vindo (e as suas flexões bem-vinda, bem-vindos, bem-vindas) corresponde ao adjectivo com o significado de ‘aceite, recebido ou acolhido com agrado, satisfação ou prazer’ (ex.: sentiu-se bem-vindo. aquela notícia não era bem-vinda. sejam muito bem-vindos a minha casa).



Gostaria que me informassem se se diz "à última da hora" ou "à última hora".
A locução adverbial à última hora é considerada usualmente como a expressão correcta para significar "no último momento possível" ou "quando se pensava já não ser possível", em detrimento da locução à última da hora, considerada incorrecta por alguns autores, apesar de o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências registar ambas as locuções: à última hora no verbete hora; à última da hora nos verbetes hora e último.
O principal argumento utilizado para considerar a primeira mais correcta do que a segunda é o facto de, em à última hora, o adjectivo último estar a qualificar o substantivo hora, no sentido de "que vem depois de todos". Em à última da hora, a palavra última corresponde a um substantivo, que habitualmente não é registado nos dicionários com este significado. No entanto, o substantivo última tem, nesta locução, um significado que se aproxima daquele que é usado (e dicionarizado) no substantivo plural últimas, usado em expressões como nas últimas ou às últimas. Sob este ponto de vista, a locução à última da hora é parafraseável por “nos últimos momentos da hora” ou “no limite da hora” e, assim sendo, o seu uso não pode ser condenado.
À semelhança do substantivo última, há um conjunto considerável de palavras que se empregam quase exclusivamente em locuções mais ou menos fixas, o que não lhes retira correcção. São os casos, por exemplo, do adjectivo alhas, em palhas alhas; do substantivo arrecuas, em às arrecuas; ou dos substantivos comes e bebes, na locução comes e bebes, entre muitos outros.

pub

Palavra do dia

del·tai·co del·tai·co


(delta + -aico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a um delta (ex.: depósitos deltaicos; região deltaica).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/ataca [consultado em 06-12-2021]