PT
BR
Pesquisar
Definições



assentadora

A forma assentadorapode ser [feminino singular de assentadorassentador] ou [nome].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
assentadoraassentadora
assentadora


nome

icone(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)
assentadorassentador
|ô| |ô|
( as·sen·ta·dor

as·sen·ta·dor

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou quem assenta ou se assenta.


nome masculino

2. Pessoa espacializada em colocar ou aplicar peças de um material de construção, geralmente com cimento, cola ou outro material aglutinante (ex.: assentador de alcatifas; assentador de tijolo).

3. Pessoa que se emprega exclusivamente na conservação de vias e obras, nos caminhos-de-ferro (ex.: assentador de via).

4. Instrumento usado para afiar e amaciar o fio de uma lâmina.

5. [Metalurgia] [Metalurgia] Ferramenta para assentar as asperezas deixadas pelo martelo no acto de forjar.

assentadoraassentadora

Auxiliares de tradução

Traduzir "assentadora" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Estou procurando a palavra Zigue Zague ou Zig Zag, ou ainda, zigzag.
A forma correcta é ziguezague, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário de Língua Portuguesa On-Line.



Constantemente uso o dicionário on-line Priberam. Hoje tive uma dúvida a respeito da ortografia da palavra superestrutura. No dicionário Aurélio está escrito da forma anteriormente mencionada, no dicionário da Priberam está superstrutura. Gostaria então de através deste, fazer a seguinte pergunta: a ortografia e significado das palavras em Português de Portugal diferem do Português do Brasil?
Não se trata propriamente de uma variação ortográfica, pois não há, em nenhuma das duas normas, determinação ortográfica que impeça uma das duas formas. Trata-se, sim, de uma diferença entre a tradição lexicográfica portuguesa (onde a forma superstrutura é registada e a forma superestrutura mais rara - apesar de registada, por exemplo, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora) e a tradição lexicográfica brasileira (onde a forma superestrutura é registada e a forma superstrutura quase inexistente - apesar de registada, por exemplo, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras).