PT
BR
Pesquisar
Definições



aflija-se

A forma aflija-sepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de afligirafligir], [terceira pessoa singular do imperativo de afligirafligir] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de afligirafligir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
afligirafligir
( a·fli·gir

a·fli·gir

)
Conjugação:regular.
Particípio:abundante.


verbo transitivo, intransitivo e pronominal

1. Causar ou sentir aflição ou inquietação. = ANGUSTIAR, APOQUENTAR, ATORMENTAR, INQUIETAR, RALAR

2. Causar ou sentir desgosto. = DESGOSTAR


verbo transitivo

3. Causar danos ou efeitos negativos. = ASSOLAR, DEVASTAR, FLAGELAR

etimologiaOrigem etimológica:latim affligo, -ere, lançar contra, ferir de encontro a, derrubar, despedaçar, abater, atenuar, destruir.

Auxiliares de tradução

Traduzir "aflija-se" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a diferença entre o numeral catorze e quatorze e porquê a diferença da escrita com o mesmo significado?
Não existe nenhuma diferença de significado entre catorze e quatorze, apenas uma diferença de adequação à realização fonética dessas palavras (a sílaba ca- de catorze pronuncia-se como a primeira sílaba de cavalo e a sílaba qua- de quatorze como a primeira sílaba de qualidade).

Ambas as palavras derivam do latim quattuordecim, mas a forma catorze sofreu a supressão de um fonema no interior da primeira sílaba (fenómeno a que se dá o nome de síncope).




Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.