Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

afastadamente

afastadamenteafastadamente | adv.
derivação de afastadoafastado
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

a·fas·ta·da·men·te a·fas·ta·da·men·te


(afastado + -mente)
advérbio

De modo afastado.


a·fas·ta·do a·fas·ta·do


(particípio de afastar)
adjectivo
adjetivo

1. Que se afastou (ex.: pernas afastadas).

2. Que está longe no espaço (ex.: a prisão é muito afastada, fica a várias horas de viagem). = LONGÍNQUO, REMOTO, RETIRADOPRÓXIMO

3. Que passou há muito (ex.: as memórias fundiam-se num passado afastado). = ANTIGO, LONGÍNQUO, REMOTORECENTE

4. Diz-se do familiar que o não é nos primeiros graus (ex.: primo afastado).


SinónimoSinônimo Geral: DISTANTE

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...intensidade de rosas e dourados, nunca a tinha sentido tão próxima e simultaneamente tão afastadamente exposta, cidade branca tão ausente de branco..

Em gastrossexual.blogspot.com

...realmente os deveres do mandato que assumiu, não se vislumbra, nem de perto nem afastadamente , qualquer hipótese de alternativa para tempo útil..

Em O Homem, produto de si próprio
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é a diferença entre as palavras benvindo e bem-vindo?
A palavra Benvindo (ou o feminino Benvinda) corresponde apenas a um nome próprio (ex.: o Benvindo já chegou a casa.). A palavra bem-vindo (e as suas flexões bem-vinda, bem-vindos, bem-vindas) corresponde ao adjectivo com o significado de ‘aceite, recebido ou acolhido com agrado, satisfação ou prazer’ (ex.: sentiu-se bem-vindo. aquela notícia não era bem-vinda. sejam muito bem-vindos a minha casa).



Como se deve escrever o nome desta localidade algarvia: Estói ou Estoi? O novo acordo ortográfico altera a escrita desta palavra?
Estói é a grafia registada no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Coimbra Editora, 1966), obra que é tomada como referência principal em questões de ortografia portuguesa de norma europeia. Por outro lado, José Pedro Machado, outra grande referência para a ortografia portuguesa, no seu Grande Vocabulário da Língua Portuguesa (Lisboa: Âncora Editora, 2001) e no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (Lisboa: Livros Horizonte, 2003) regista a grafia Estoi, aparentemente corrigindo Rebelo Gonçalves, cujas opções respeita as mais das vezes.

Para facilitar a resposta a esta questão, pode dizer-se que a Lei n.º 32/2005, de 28 de Janeiro, alterou a denominação oficial da povoação e a freguesia de Estói, que passou a denominar-se Estoi. Esta era uma pretensão de alguns dos seus naturais e habitantes, uma vez que estes pronunciam o ditongo -oi- fechado (ôi) e não aberto (ói).

O Acordo Ortográfico de 1990 nada altera na grafia deste topónimo.

pub

Palavra do dia

del·tai·co del·tai·co


(delta + -aico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a um delta (ex.: depósitos deltaicos; região deltaica).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/afastadamente [consultado em 06-12-2021]