Significado de adamarem-se-me

    A forma adamarem-se-mepode ser [terceira pessoa plural do futuro do conjuntivo de adamaradamar] ou [terceira pessoa plural infinitivo flexionado de adamaradamar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    adamaradamar
    ( a·da·mar

    a·da·mar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    Enfeitar(-se) como dama. = EFEMINAR

    etimologiaOrigem:a- + dama + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    abichanado | adj.

    Diz-se de homem ou rapaz que tem trejeitos femininos....


    efeminado | adj.

    Que tem trejeitos considerados femininos (ex.: rapaz efeminado)....


    adamar | v. tr. e pron.

    Enfeitar(-se) como dama....


    adamado | adj. | n. m.

    Vestido com afetação ou com o cuidado próprio de dama....


    pisa-flores | n. m. 2 núm.

    Indivíduo efeminado no andar, que caminha como se fosse aos saltinhos....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "adamarem-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Minha dúvida de hoje se refere ao uso dos advérbios com terminação -mente. Exemplos: diretamente, comercialmente, industrialmente... São palavras não dicionarizadas, porém citadas no próprio dicionário na definição de outras palavras. Já a palavra conseqüentemente, muito usada na linguagem coloquial, também não é dicionarizada, mas imagino ser um erro ortográfico. Verdade? Gostaria de ter uma explicação a respeito da formação/construção desses advérbios (terminados em -mente). Creio estar no radical a chave do problema. No entanto, gostaria de ter mais segurança ao escrevê-los. Como saber se é um erro ou não, se nem todos os advérbios falados no dia-a-dia estão dicionarizados?


      Sou portuguesa e trabalho com colegas brasileiros e sei que eles escrevem Bahia, Cingapura e Irã quando eu escrevo Baía, Singapura e Irão. Não tenho ouvido falar destes casos quando se fala do novo Acordo Ortográfico. Como é que fica agora?