PT
BR
Pesquisar
Definições



adamado

A forma adamadopode ser [masculino singular particípio passado de adamaradamar], [adjectivoadjetivo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
adamadoadamado
( a·da·ma·do

a·da·ma·do

)


adjectivoadjetivo

1. Vestido com afectação ou com o cuidado próprio de dama.

2. Diz-se de homem ou rapaz que tem trejeitos considerados femininos. = AFEMINADO, EFEMINADO

3. [Enologia] [Enologia] Diz-se do vinho que não é verde e do que não excede a força alcoólica de 15°.


nome masculino

4. [Enologia] [Enologia] Vinho licoroso adocicado.

etimologiaOrigem etimológica: particípio de adamar.
adamaradamar
( a·da·mar

a·da·mar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Enfeitar(-se) como dama. = EFEMINAR

etimologiaOrigem etimológica: a- + dama + -ar.
adamadoadamado


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber o significado da palavra loadeando.
A forma loadeando corresponde a uma tentativa de adaptação do inglês loading (gerúndio do verbo to load, que significa “carregar”) à flexão do gerúndio de um verbo regular do português (que seria hipoteticamente o verbo *loadear). O termo inglês loading é muito comum na gíria tecnológica, sobretudo em aplicações e produtos informáticos de língua inglesa, indicando que o programa está a ser carregado na memória antes de ser executado. A tradução de loading para carregando ou a carregar seria uma adaptação mais conforme ao português. Alguns dicionários de língua portuguesa contemporânea, como o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002), registam já esta nova acepção de carregar.



O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.