Significado de acople-vo-lo

    A forma acople-vo-lopode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de acoplaracoplar], [terceira pessoa singular do imperativo de acoplaracoplar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de acoplaracoplar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    acoplaracoplar
    ( a·co·plar

    a·co·plar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e pronominal

    1. Estabelecer(-se) junção ou engate de mecanismos para produzir trabalho.

    2. [Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade] Unir dois circuitos, com a finalidade de transferir energia de um para outro.

    etimologiaOrigem:francês accoupler.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    pá | n. f.

    Instrumento que consta de uma parte larga e achatada e de um cabo mais ou menos longo, que serve para diversos usos....


    catamarã | n. m.

    Embarcação a vela, feita de dois cascos acoplados, usada originalmente no Sri Lanca....


    tetina | n. f.

    Glândula mamária....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "acople-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?


      Muito agradecia que me esclarecessem se esta frase é correcta, em termos de pontuação (trata-se de uma tradução de um texto inglês, em que o discurso, assinalado entre aspas, esta na mesma linha):
      O Raposo reagiu imediatamente: - Como se atreve! - disse ele. Não sabe que eu sou o Rei da Floresta?
      Note-se que a minha questão tem a ver com a colocação do travessão a seguir aos dois pontos, sem mudar de linha.