PT
BR
Pesquisar
Definições



acolchoadas

A forma acolchoadaspode ser [feminino plural de acolchoadoacolchoado] ou [feminino plural particípio passado de acolchoaracolchoar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
acolchoaracolchoar
( a·col·cho·ar

a·col·cho·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Rechear ou encher como um colchão.

2. Tecer ou guarnecer à maneira de colcha.

3. [Agricultura] [Agricultura] Cobrir o solo com acolchoado, com uma camada de material orgânico, geralmente restos vegetais, ou com plástico.

etimologiaOrigem etimológica:a- + colchão + -ar.
acolchoadoacolchoado
( a·col·cho·a·do

a·col·cho·a·do

)


nome masculino

1. Tecido forrado ou lavrado à maneira de colcha.

2. [Agricultura] [Agricultura] Prática ou técnica agrícola que consiste em cobrir a superfície do solo com uma camada de material orgânico, geralmente restos vegetais, ou com plástico.


adjectivoadjetivo

3. Que se acolchoou.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de acolchoar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "acolchoadas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Qual é o certo: obrigado por seus 75 anos ou obrigado pelos seus 75 anos?
Ambas as expressões estão correctas do ponto de vista sintáctico. Apenas se diferenciam pela existência do artigo definido masculino o (neste caso, contraído com a preposição por), cujo uso antes de pronomes ou determinantes possessivos, como seu, teu, meu ou nosso, é mais frequente no português de Portugal do que no português do Brasil.