PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

tendência

agressivo | adj.

Que tem tendência para atacar ou provocar....


combativo | adj.

Que tem tendência para combater ou ânimo de combatente....


Que tem tendência para o mal ou para o vício....


Que tem tendência para o mal; que tem deslizes frequentes....


Diz-se de um tecido desenvolvido fora de uma glândula, tendo a mesma estrutura e com tendência para recidivar quando se pratica a ablação....


inclinado | adj.

Que tem tendência ou inclinação para (ex.: o livro reúne artigos inclinados para as questões ambientais; o candidato está menos inclinado para mecânica)....


indiferente | adj. 2 g.

Diz-se dos corpos que não têm afinidade entre si ou tendência para combinar-se com outros....


propenso | adj.

Que tem tendência para (ex.: propenso à confusão)....


aloucado | adj.

Que tem tendência para a loucura ou para parecer louco....


-douro | suf.

Indica tendência ou disponibilidade (ex.: casadouro)....


dominado | adj.

No qual predomina uma tendência ou característica (ex.: escreveu um livro dominado pelo pessimismo)....


Relativo a epistemofilia ou a tendência ou impulso para querer conhecer (ex.: pulsão epistemofílica)....


trendy | adj. 2 g. 2 núm.

Que está na moda ou constitui uma tendência (ex.: decoração trendy; recomendações trendy)....


-eiro | suf.

Indica qualidade ou tendência (ex.: beijoqueiro; bitaiteiro; noveiro)....


alocentrismo | n. m.

Tendência para fazer dos outros o centro do universo. (Opõe-se a egocentrismo.)...


amatividade | n. f.

Tendência, disposição para amar....


conformismo | n. m.

Tendência para se conformar facilmente....


disposição | n. f.

Predisposição, tendência ou habilidade para algo (ex.: disposição para as artes)....



Dúvidas linguísticas



Desde sempre usei a expressão quando muito para exprimir uma dúvida razoável ou uma cedência como em: Quando muito, espero por ti até às 4 e 15. De há uns tempos para cá, tenho ouvido E LIDO quanto muito usado para exprimir o mesmo. Qual deles está certo?
No que diz respeito ao registo lexicográfico de quando muito ou de quanto muito, dos dicionários de língua que habitualmente registam locuções, todos eles registam apenas quando muito, com o significado de “no máximo” ou “se tanto”, nomeadamente o Grande Dicionário da Língua Portuguesa (coordenado por José Pedro Machado, Lisboa: Amigos do Livro Editores, 1981), o Dicionário Houaiss (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002) e o Dicionário Aurélio (Curitiba: Positivo, 2004). A única excepção é o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências (Lisboa: Verbo, 2001), que regista como equivalentes as locuções adverbiais quando muito e quanto muito. Do ponto de vista lógico e semântico, e atendendo às definições e distribuições de quando e quanto, a locução quando muito é a que parece mais justificável, pois uma frase como quando muito, espero por ti até às 4 e 15 seria parafraseável por espero por ti até às 4 e 15, quando isso já for muito ou demasiado. Do ponto de vista estatístico, as pesquisas em corpora e em motores de busca evidenciam que, apesar de a locução quanto muito ser bastante usada, a sua frequência é muito inferior à da locução quando muito. Pelos motivos acima referidos, será aconselhável utilizar quando muito em detrimento de quanto muito.



Elencar: Ultimamente, na empresa onde trabalho, tenho visto este verbo a ser usado, quer na forma escrita, quer na forma oral. Sinceramente duvido da sua existência, assim como desconheço o seu significado, e quando pergunto o mesmo a quem profere ou escreve esta palavra, dizem-me que provém do substantivo "elenco". Podem, por favor, comentar?
O verbo elencar surge atestado em vocabulários e em dicionários gerais de língua. Trata-se de um neologismo que se encontra bem formado, pois deriva do substantivo elenco, pela aposição regular (e altamente produtiva em português) do sufixo -ar, tendo o significado de "colocar em elenco ou numa lista", podendo ter como sinónimos os verbos catalogar, enumerar ou listar.

Ver todas