PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

sabinos

sabino | adj.

Diz-se do cavalo branco, vermelho ou acastanhado e preto....


sabino | n. m. | adj.

Indivíduo dos sabinos, antigo povo da Itália....


quirite | n. m.

Título acrescido ao dos romanos, quando estes se fundiram com os sabinos. (Mais usado no plural.)...


cabina | n. f.

Pequeno compartimento nos navios mercantes....


sabina | n. f.

Arbusto (Juniperus sabina) da família das cupressáceas....


Arbusto (Juniperus phoenicea) da família das cupressáceas, encontrada no Mediterrâneo, Madeira e Canárias que tem como fruto gálbulas avermelhada ou amareladas quando maduras....


sabrina | n. f.

Sapato raso, de sola fina, sem atacadores e com abertura oval....



Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Vocês poderiam me ajudar, esclarecendo se a palavra protegê-la é com "g" ou "j" (protejê-la)?
Deverá escrever com "g", pois trata-se de uma forma do verbo proteger. Poderá esclarecer esta e outras dúvidas de ortografia no FLiP On-line (www.flip.pt/online).

Ver todas