PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

séptico

vibrião | n. m.

Género de bactérias alongadas com forma curva ou inflectida....


esgotamento | n. m.

Acto ou efeito de esgotar, de exaurir....


céptico | adj. | adj. n. m.

Pertencente ou relativo ao cepticismo....


choque | n. m.

Situação médica grave e súbita de insuficiência na circulação sanguínea ou nas funções vitais do organismo (ex.: choque anafiláctico; choque cardiogénico; choque séptico)....


asséptico | adj.

Em que não se mostra emoção ou entusiasmo (ex.: tratamento asséptico)....


séptico | adj.

Que é causado por micróbios ou suas toxinas (ex.: choque séptico; coma séptico)....


fossa | n. f.

Depressão num terreno ou superfície....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se é correto pronunciar o -x- da palavra sexta-feira, ou será se[s]ta-feira?
A palavra sexta-feira tem pronúncias diferentes no português europeu e no português do Brasil. Assim, no português europeu, o -x- de sexta é geralmente pronunciado como o -ch- de chá); no português do Brasil, a pronúncia mais usual desse -x- é como o s- de saco.



Por vezes somos abordados desta forma: Deseja um café? Sim senhora, trago-lhe já. Sendo eu um indivíduo do sexo masculino, qual é a resposta correcta para esta questão e quais os erros que estão em causa?
As palavras senhor ou senhora são usadas como formas de tratamento de cortesia em relação a alguém a quem nos dirigimos. Assim, devem concordar em género e número com o destinatário da mensagem (ex.: As senhoras desejam chá? [sendo o destinatário feminino plural]; O senhor dá-me licença? [sendo o destinatário masculino singular]).

Na frase em questão na sua dúvida, trata-se de uma resposta dada coloquialmente (ex.: sim, senhora, trago-lhe já; não, senhores, não podem fazer isso), mas que mantém a forma de tratamento e deve obedecer à concordância lógica com o destinatário, pelo que a frase deverá ser, com um destinatário do sexo masculino, Sim, senhor, trago-lhe já.


Ver todas