Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
vibriãovibrião | s. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

vi·bri·ão vi·bri·ão
(francês vibrion)
substantivo masculino

1. [Biologia]   [Biologia]  Género de bactérias alongadas com forma curva ou inflectida.


vibrião séptico
[Biologia]   [Biologia]  Bactéria descoberta por Pasteur que é susceptível de provocar a gangrena gasosa.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "vibrião" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Escreve-se adapta-la ou adaptá-la?
As duas formas (adapta-la ou adaptá-la) são possíveis e correctas, correspondendo no entanto a dois tempos verbais distintos do verbo adaptar e a diferentes pessoas gramaticais.

Em adapta-la trata-se do verbo adaptar na segunda pessoa do singular do presente do indicativo, seguido de um pronome pessoal a (ex.: Tu adaptas a história > Tu adapta-la).

Em adaptá-la trata-se do verbo adaptar no infinitivo, seguido do mesmo pronome pessoal a (ex.: É possível adaptar a história > É possível adaptá-la).





Deve-se dizer Estou convencido que ... ou Estou convencido de que ...?
A dúvida colocada diz respeito à regência do adjectivo convencido. Este adjectivo, tal como o verbo convencer, o substantivo convicção ou o adjectivo sinónimo convicto, todos com a mesma raiz etimológica, constrói-se com a preposição de (ex.: estou convencido/convicto da inocência do arguido, o advogado convenceu o júri da inocência do arguido, tenho a convicção da inocência do arguido).

Quando o complemento do adjectivo, do verbo ou do substantivo é uma oração subordinada completiva finita introduzida pela conjunção que, é frequente a elisão da preposição de (ex.: estou convencido/convicto [de] que o arguido é inocente, o advogado convenceu o júri [de] que o arguido é inocente, tenho a convicção [de] que o arguido é inocente).

Não sendo este um fenómeno exclusivo destas palavras (poderá, por exemplo, ocorrer com palavras como certeza, certificar, esquecer-se ou gostar, entre outras), deve, no entanto, ser evitado em registos formais ou cuidados, pois o seu uso não é consensual. Apesar disto, alguns destes contextos já surgem registados em alguns dicionários recentes, sobretudo relativamente ao verbo gostar.

pub

Palavra do dia

san·de·jar san·de·jar
(sandeu + ejar)
verbo intransitivo

1. Dizer sandices.

2. Fazer-se sandeu.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/vibri%C3%A3o [consultado em 17-07-2019]