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reto

aberrante | adj. 2 g.

Anormal, excepcional, que se desvia do caminho recto....


Designativo da peça de carpintaria que não foi cortada em ângulo recto....


eutícomo | adj.

Que tem cabelo grosso e comprido....


gamado | adj.

Com as extremidades em ângulo recto, à semelhança da letra gama maiúscula (ex.: cruz gamada)....


homótropo | adj.

Diz-se do embrião que, sem ser recto, toma a mesma direcção da semente....


ortógono | adj.

Que forma ângulo recto....


Diz-se de um prisma recto cuja base é um losango....


pátulo | adj.

Aberto em ângulo quase recto....


probo | adj.

Que tem carácter íntegro, honrado, justo, recto....


Diz-se do sistema do prisma recto de base quadrada....


rectal | adj. 2 g.

Pertencente ou relativo ao recto (final do intestino grosso)....


Que se move ou anda em linha recta....


suástico | adj.

Com as extremidades voltadas para a direita formando ângulo recto (ex.: cruz suástica)....


vesicorrectal | adj. 2 g.

Relativo à bexiga e ao recto (ex.: fístula vesicorrectal)....


reto- | elem. de comp.

Exprime a noção de rético (ex.: reto-romano)....




Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Existe na língua portuguesa "dativo de interesse" tal como existe em castelhano?
Em português, o pronome de interesse é de uso bastante frequente, sobretudo num nível de linguagem mais coloquial. Em frases como come-me a sopa ou tu não me sejas bisbilhoteiro, o dativo de interesse, ou dativo ético, tem função meramente expressiva ou enfática. Este tipo de construção indica que a pessoa que fala está claramente interessada na exortação que faz ou na realização do seu desejo ou da sua vontade.

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