PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

neozelandês

Ave (Nestor meridionalis) da família dos estrigopídeos....


Ave (Urodynamis taitensis) da família dos cuculídeos....


Ave passeriforme (Anthus novaeseelandiae) da família dos motacilídeos....


Ave de rapina (Falco novaeseelandiae) da família dos falconídeos....


Ave (Hemiphaga novaeseelandiae) da família dos columbídeos....


Ave procelariiforme (Thalassarche bulleri) da família dos diomedeídeos....


neozelandês | adj. | n. m.

Pertencente ou relativo à Nova Zelândia, país insular da Oceânia....



Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Tenho alguma dificuldade em confirmar qual a forma correcta da(s) palavra(s) cofinanciar (cofinanciamento) ou co-financiar (co-financiamento).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o prefixo co- obriga em geral à utilização do hífen, independentemente da palavra que precede. Assim, deverá escrever co-financiar e co-financiamento.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, estas palavras deixam de ter hífen: cofinanciar e cofinanciamento.


Ver todas