PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

microbiano

microbiano | adj.

Em que há micróbios (ex.: plâncton microbiano)....


antimicrobiano | adj. n. m.

Que ou o que destrói micróbios ou evita o seu desenvolvimento (ex.: terapia antimicrobiana; receitou um antimicrobiano de largo espectro)....


Infecção microbiana do boi e outros animais que se manifesta por urina sanguinolenta....


caldo | n. m. | adj.

Líquido alimentício, preparado pela cocção de carne, peixe ou legumes (ex.: caldo gordo)....


Desequilíbrio microbiano, geralmente na flora intestinal, com proliferação dos microrganismos patogénicos e diminuição dos microrganismos benéficos (ex.: disbacteriose cutânea; disbacteriose intestinal)....


microbial | adj. 2 g.

Relativo a micróbio (ex.: vida microbial)....


disbiose | n. f.

Desequilíbrio microbiano, geralmente na flora intestinal, com proliferação dos microrganismos patogénicos e diminuição dos microrganismos benéficos (ex.: disbiose cutânea; disbiose intestinal)....


refractário | adj. | adj. n. m.

Que resiste a certas influências físicas e químicas e, especialmente, que só funde a uma temperatura muito elevada....



Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).


Ver todas