PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

maestro

concertino | n. m.

Primeiro violinista de uma orquestra, que a pode reger na ausência do maestro....


maestrina | n. f.

Mulher que dirige orquestra, banda ou coro....


maestrino | n. m.

Compositor de música ligeira; maestro....


maestro | n. m.

Pessoa que dirige orquestra, banda ou coro....


regente | adj. 2 g. | adj. 2 g. n. 2 g. | n. 2 g.

Que rege ou dirige....


spalla | n. m.

Primeiro violinista de uma orquestra, que a pode reger na ausência do maestro....


violino | n. m.

Primeiro violinista de uma orquestra, que a pode reger na ausência do maestro....


reger | v. tr. | v. tr. e intr. | v. pron.

Guiar com a batuta ou como maestro....


pódio | n. m.

Estrado onde se coloca o maestro....


orquestra | n. f.

Conjunto de músicos e dos seus instrumentos que executa peças musicais, geralmente dirigido por um maestro (ex.: orquestra de cordas; orquestra de jazz; orquestra de sopros; orquestra filarmónica)....



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Como grafar "marcha ré": marcha a ré, marcha-ré, marcha ré, marcha-a-ré?
A grafia correcta é sem hífen: marcha à ré (na norma europeia) e marcha a ré (na norma brasileira). A diferença ortográfica entre as duas normas do português deve-se ao facto de, na norma portuguesa, a locução incluir o artigo definido a, o que provoca a crase com a preposição a: marcha à. Na norma brasileira a locução não inclui o artigo definido, pelo que não há crase: marcha a.

Ver todas