PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

lógica

coerente | adj. 2 g.

Que tem coerência....


Relativo a filósofo ou a filosofia....


genético | adj.

Relativo à sucessão lógica, à filiação de ideias entre si....


ilógico | adj.

Falto de lógica; absurdo....


logical | adj. 2 g.

O mesmo que lógico....


proposicional | adj. 2 g.

Álgebra lógica ou álgebra das proposições....


Diz-se das proposições que, tendo o mesmo sujeito e o mesmo atributo, diferem entre si por uma ser afirmativa e a outra negativa....


Diz-se do enunciado que pode ser considerado verdadeiro ou falso....


Relativo a aparelhismo ou a aparelhista (ex.: ninguém compreende a lógica aparelhística da campanha)....


argumento | n. m.

Raciocínio de que se tira consequência....


conexão | n. f.

Relação ou ligação lógica....




Dúvidas linguísticas



Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).



Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.

Ver todas