Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Pesquisa por "encabeçardes" nas definições

encabeçado | adj.
    Que lavra por sua conta e risco....

encabeço | n. m.
    Pedaço de pano com que se encabeçam as velas....

arruada | n. f.
    Passeio pelas ruas (ex.: a festa teve início com a arruada do grupo coral)....

sanefa | n. f.
    Tira ou estrutura larga, de tecido, de madeira ou de outro material, que se dispõe transversalmente na parte superior de uma cortina, para ornamento ou para esconder a calha ou varão onde correm as cortinas....

posseiro | n. m. | adj. n. m.
    Quinhoeiro em quem está encabeçado um prédio indiviso....

encabeçar | v. tr. | v. intr. | v. pron.
    Pôr (a um escrito) as fórmulas do princípio....

Dúvidas linguísticas


A palavra factibilidade existe?
A palavra factibilidade designa a qualidade daquilo que pode ser feito, do que é factível. Esta palavra segue as regras de boa formação no português, como a maioria das palavras que designam a qualidade de um adjectivo terminado em -vel, sendo nestes casos a palavra formada directamente a partir do latim ou a partir de uma forma alatinada do adjectivo (em que se substituiu o sufixo -vel por -bili-) seguida do sufixo -dade.



Eu gostaria de saber qual é o masculino da expressão primeira-dama, uma vez que hoje temos várias mulheres ocupando cargos de poderes antes de exclusividade designados ao sexo masculino. Como poderíamos chamar o marido de uma prefeita?
Até à data não há nenhuma forma dicionarizada que designe o marido de uma governante. Talvez porque só recentemente se verifica um maior número de pessoas do sexo feminino a ocupar lugares governativos de topo (a este respeito, consulte, por favor a resposta juiz/juíza). É possível que futuramente surja alguma denominação própria para o marido de uma presidente, por exemplo, mas de momento só é possível avançar formas especulativas (ex.:primeiro-cavalheiro?), algumas delas jocosas (ex.: primeiro-damo??), mas nenhuma delas consagrada pelo uso nem registada em dicionários ou vocabulários de língua portuguesa. Regra geral, identifica-se o indivíduo em questão apenas como marido da presidente, da prefeita, da governadora, etc.

Palavra do dia

pa·ta·ti·va pa·ta·ti·va


(origem duvidosa, talvez do tupi)
nome feminino

1. [Brasil]   [Brasil]  Designação dada a várias aves passeriformes da família dos emberezídeos, em especial do género Sporophila, de canto geralmente mavioso.

2. [Brasil, Figurado]   [Brasil, Figurado]  Indivíduo muito falador.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/Pesquisar/encabe%C3%A7ardes [consultado em 28-01-2023]