PT
BR
Pesquisar
Definições



arruada

A forma arruadapode ser [feminino singular de arruadoarruado], [feminino singular particípio passado de arruararruar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
arruadaarruada
( ar·ru·a·da

ar·ru·a·da

)


nome feminino

1. Passeio pelas ruas (ex.: a festa teve início com a arruada do grupo coral).

2. [Política] [Política] Desfile ou passeio nas ruas que, durante uma campanha eleitoral, reúne candidatos e apoiantes de um partido político com o intuito de estabelecer um contacto mais directo com a população (ex.: o líder comunista encabeçou a arruada que percorreu o centro histórico da cidade).

etimologiaOrigem etimológica:alteração de arruado.
arruararruar
( ar·ru·ar

ar·ru·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Dividir, dispor em ruas.

2. Distribuir pelas ruas.

3. Alinhar (passeios e ruas).


verbo intransitivo

4. Passear ostentosamente pelas ruas.

5. Vadiar.

6. Mugir (o boi ou o touro esmadrigado).

7. Grunhir (o javali perseguido pelos cães).


verbo pronominal

8. Estabelecer-se em arruamentos.

etimologiaOrigem etimológica:a- + rua + -ar.
arruadoarruado
( ar·ru·a·do

ar·ru·a·do

)


adjectivoadjetivo

1. Disposto ou distribuído em ruas.


nome masculino

2. Arruamento.

3. [Brasil] [Brasil] Pequena povoação de casas à beira de uma estrada.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de arruar.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Questiono a existência da palavra extrudido ou estará incorrecta? Encontrei a palavra associada ao estado de alumínio, alumínio extrudido.
O vocábulo extrudido significa "que é obtido por extrusão", isto é, “que foi forçado a passar por uma fieira ou por um orifício para ficar com formato alongado”, sendo um adjectivo que qualifica essencialmente materiais maleáveis, plásticos ou metálicos (ex.: acrílico extrudido, alumínio extrudido, poliestireno extrudido). Esta palavra, que não se encontra registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa consultados, é muito usada em domínios tecnológicos e industriais. Corresponde ao particípio passado do verbo extrudir (também ele ainda não registado em dicionários gerais de língua portuguesa), derivado do verbo latino extrudere, que significa "empurrar para fora", "obrigar a sair". Este verbo ou o respectivo particípio adjectival encontram-se já atestados em dicionários gerais de outras línguas modernas como o espanhol (extrudir), o francês (extrudé) ou o inglês (extrude).
Paralelamente, encontra-se registado no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa o adjectivo extrudado, com o mesmo significado acima atribuído a extrudido, tendo como etimologia uma derivação algo irregular pela aposição do sufixo verbal regular -ar ao radical extrud-, que seria uma alteração do radical extrus-, presente na palavra extrusão.