PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

conversãozinha

Santo Agostinho, nas hesitações anteriores à conversão, refugiara-se num bosque para meditar e ouviu uma voz pronunciar essas palavras; olhando para o livro que o seu amigo Alípio lia, deparou-se-lhe uma epístola de São Paulo, que decidiu a conversão....


galactose | n. f.

Conversão do sangue, quilo ou linfa em leite....


Conversão de uma substância organizada em matéria pétrea....


realização | n. f.

Acto ou efeito de realizar ou de se realizar....


caseação | n. f.

Conversão do leite em queijo....


Acto ou efeito de voltar ou fazer voltar ao estado anterior à conversão....


messe | n. f.

Seara madura....


Acto ou efeito de consolidar ou de se consolidar....


conversão | n. f.

Acto ou efeito de converter....


hematose | n. f.

Conversão do sangue venoso em arterial....


provecção | n. f.

Conversão de consoantes sonoras em consoantes surdas, observada em línguas célticas....


Substância que possibilita a conversão de energia luminosa em energia química, usada para iniciar a polimerização em tintas....




Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.

Ver todas