PT
BR
    Definições



    realização

    A forma realizaçãopode ser [derivação feminino singular de realizarrealizar] ou [nome feminino].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    realizaçãorealização
    ( re·a·li·za·ção

    re·a·li·za·ção

    )


    nome feminino

    1. Acto ou efeito de realizar ou de se realizar.

    2. O que se realizou ou se tornou real.

    3. Satisfação ou sucesso numa tarefa, numa função, numa actividade ou num desejo (ex.: realização afetiva; realização pessoal; realização profissional).

    4. [Portugal] [Portugal] Planificação e execução de um filme ou de uma emissão de televisão ou de rádio. (Equivalente no português do Brasil: direcção.)

    5. [Economia] [Economia] Conversão de um bem ou de um título em dinheiro.

    6. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Cada uma das variantes fonéticas acústicas de um fonema, consoante o contexto (ex.: o fonema /l/ pode ter as realizações [l], como em atleta, flecha, lado ou valer, e [ɫ], como em mal ou soldar). = ALOFONE

    etimologiaOrigem: realizar + -ção.

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de realizaçãoSignificado de realização
    realizarrealizar
    ( re·a·li·zar

    re·a·li·zar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.


    verbo transitivo e pronominal

    1. Tornar ou tornar-se real ou concreto. = CONCRETIZAR, MATERIALIZAR

    2. Tornar ou tornar-se efectivo. = EFECTIVAR, EFECTUAR, EXECUTAR


    verbo transitivo

    3. Conceber de uma maneira nítida, como real; dar-se conta (ex.: só agora realizou que foi enganado; não realizou a agressividade da afirmação).

    4. Converter em dinheiro ou em valor monetário (ex.: realizará o que resta da herança mobiliária).

    5. Cumprir com as obrigações.

    6. Proceder à realização de um filme, de uma emissão de televisão ou de rádio.

    7. [Música] [Música] Completar, numa partitura antiga, os acordes impostos pela sua nota de baixo cifrado. (Este trabalho era antigamente confiado ao copista.)


    verbo pronominal

    8. Acontecer.

    9. Atingir metas ou objectivos pessoais ou profissionais.

    etimologiaOrigem: real + -izar.

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de realizarSignificado de realizar

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "realização" para: Espanhol Francês Inglês


    Dúvidas linguísticas


    Tenho dúvida em diferenciar "Termo da Oração" e "Função Sintática". Numa mesma página dum livro de Gramática, vi três definições de Sujeito: 1) Sujeito É o TERMO DA ORAÇÃO que concorda em número e pessoa com o verbo; 2) Sujeito é, portanto, o NOME de uma FUNÇÃO SINTÁTICA (...); 3) Sob a ótica da Morfossintaxe, Sujeito é NOME de uma função substantiva (...). Entendo que "termo" seja sinônimo de "vocábulo", logo Termo da Oração deveria ser um "pedaço" da oração composto por uma ou mais palavras, vocábulos. E a Função Sintática deveria ser o papel exercido por essa(s) palavra(s) ("termo da oração") na frase. Exemplificando: "A Gramática é confusa." Penso que morfologicamente, "A" é um artigo, "Gramática", um substantivo e o termo desta oração "A Gramática" possui um papel na frase, isto é, uma Função Sintática a qual denomino Sujeito (por "A Gramática" concordar em número e pessoa com o verbo). Pareço estar totalmente de acordo com a definição 2 e parcialmente com a definição 1. Logo, a definição 1 estaria errada, pois estaríamos chamando de Sujeito um conjunto de PALAVRAS e não a função (sintática) que essas palavras exercem, o que acho estranho, pois é de se esperar que não haja um erro como esse num livro de língua portuguesa. A definição 3 parece a mim mais compreensível, no entanto não compreendo o que é a Morfossintaxe. Enfim, gostaria do CONCEITO de "Termo da Oração", de "Função Sintática" - uma vez que não encontro em livros - e de "Morfossinxtaxe, e de que me corrigissem em algo que tenha errado.


    Tenho uma dúvida sobre a palavra faixa-etária. Aliás, esta palavra tem hífen ou são duas palavras totalmente distintas? E como ficaria o plural? "Existem, ao todo, cinco faixas-etárias"?