PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

alocam

aloque | n. m.

Esconderijo (principalmente de peixes)....


alocar | v. tr.

Colocar algo de maneira a que esteja disponível....


desalocar | v. tr.

Libertar algo que estava destinado ou reservado para determinado fim....


alocado | adj.

Que se alocou ou que foi alvo de alocação....


reservado | adj.

Circunspeto; cauteloso; discreto; prudente....


alocatação | n. f.

Actividade de um indivíduo que procura e mata parasitas noutro ou noutros indivíduos da mesma espécie; catação social (ex.: a alocatação é uma interacção importante entre primatas)....


a- | pref.

Exprime as noções de adjunção, aproximação, passagem a um estado, mudança (ex.: acima; alocar; aportuguesar)....




Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Tenho dúvidas na construção desta frase: "caso tenha dúvidas, não hesite em perguntar" ou "caso tenha dúvidas, não hesite perguntar". Não sei qual a mais correcta.
As duas frases apresentadas encontram-se correctas, pois o verbo hesitar, quando selecciona uma frase infinitiva, pode ser transitivo directo, isto é, selecciona um complemento que não é regido por preposição (ex.: não hesite perguntar) ou transitivo indirecto, isto é, selecciona um complemento regido por preposição (ex.: não hesite em perguntar). Pesquisas em corpora e motores de busca mostram no entanto que a construção como transitivo indirecto (hesitar em) é mais usual.

Ver todas