PT
BR
Pesquisar
Definições



aloque

A forma aloquepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de alocaralocar], [terceira pessoa singular do imperativo de alocaralocar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de alocaralocar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
aloquealoque
( a·lo·que

a·lo·que

)


nome masculino

1. [Portugal: Minho] [Portugal: Minho] Esconderijo (principalmente de peixes).

2. Boneca de pão e açúcar que se dá a chupar às crianças.

3. Pessoa gorda e desajeitada.

4. Monturo.

alocaralocar
( a·lo·car

a·lo·car

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Colocar algo de maneira a que esteja disponível. = DISPONIBILIZAR

2. Destinar ou reservar para determinado fim. = AFECTAR

3. [Informática] [Informática] Reservar espaço para um programa ou para um conjunto de dados.

etimologiaOrigem etimológica: a- + locar.
aloquealoque


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).